Home Condições de trabalho Recebi uma promoção e agora?

Recebi uma promoção e agora?

5 min read
0
Receber uma promoção
Confira os problemas das promoçaos

Receber uma promoção modifica sempre e muito a vida de uma pessoa, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Isso acontece, pois ao receber uma promoção recebem-se junto novas funções, novos compromissos e modificam-se então as relações interpessoais, dentro e fora do local de trabalho. É evidente que coisas positivas vêm junto com uma promoção, como por exemplo um aumento de salário e uma posição de chefia e comando. No entanto outras tantas situações negativas podem aparecer quando se recebe uma promoção, situações como desconforto com os colegas que passam a ser subordinados, fofocas e ciúmes também são comuns. Por isso, esse artigo dará algumas dicas sobre como lidar com uma situação como a de uma promoção.

Talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas por quem recebe uma promoção é a nova relação que se estabelece com os colegas. Em primeiro lugar, pois normalmente se sai de uma posição de “coleguismo”, onde não há qualquer forma de hierarquia, para uma posição de maior importância e chefia. Qualquer relação de chefia é complicada, mas quando já havia uma relação anterior essa modificação pode causar problemas ou ao menos desconforto. Por isso é necessário manter a posição de autoridade e respeito sem perder relações como de amizade e cooperação. É importante mostrar aos colegas que agora com as novas funções você terá que ter algumas atitudes que antes não tinha, mas que isso não muda quem você é, e que continuará sendo amigo e ético em sua função.

Contudo essa é apenas uma das dificuldades que uma promoção pode trazer no que diz respeito aos seus relacionamentos profissionais. Outro problema comumente enfrentado e a inveja e o ciúme por parte dos colegas. Quando uma pessoa recebe uma promoção é comum que os colegas se perguntem o porque isso aconteceu especificamente com você e não com eles. Isso é bastante normal e não caracteriza-se em um problema em si, os problemas começam quando das fofocas motivadas por inveja. Nesses casos começam a surgir boatos dos mais variados para justificar uma promoção, junto com eles são levantadas hipóteses absurdas e que comprometem muitas vezes a autoridade do promovido e colocam em dúvida sua competência.

Para lidar com essa situação o melhor é ignorar tais atitudes motivadas pela inveja e seguir sua vida profissional. Não adianta querer bater de frente diretamente e optar por retaliações pessoais. A melhor atitude a ser tomada é provar na prática sua competência realizando seu trabalho com zelo e ética. Uma promoção traz muitas coisas boas para a vida pessoal e profissional da pessoa, mas não se deve ignorar os possíveis problemas que também podem aparecer. Estando atento a tais problemas e agindo com cautela e atenção para manter o controle da situação tudo tende a dar certo e a ter um final que trará mais promoções em breve.

Foto: econegociosempresariales.files.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…