Recebi uma promoção: O que fazer?

Considerações e dicas para quem acaba de receber uma promoção

Recebi uma promoção

Promoção no trabalho

Receber uma promoção no trabalho é sonho e objetivo da maior parte dos trabalhadores. É o momento em que toda a dedicação e esforço são reconhecidos e gratificados. No entanto, não e tão simples lidar com essa situação quando nos deparamos com ela, isso porque receber uma promoção influencia diretamente nossas relações profissionais e até pessoais. É necessário agir com cautela e sabedoria para que se consiga adequar-se a nova função de comando exigida pela promoção ganha. Nesse artigo daremos algumas dicas de como fugir de armadilhas clássicas que quem ganha uma promoção costumeiramente irá enfrentar.

A primeira armadilha da qual estamos nos referindo é quanto as relações com os colegas de trabalho, que antes estavam no mesmo nível hierárquico que você e agora encontram-se em posição de subalternos mediante sua promoção. Não raro, tais colegas mantém relações conosco que vão além do ambiente profissional, é fácil encontrar relações pessoais e que estendem por outras esferas da vida privada. Nesses casos as relações profissionais após a promoção tornam-se ainda mais complicadas. Isso ocorre, pois é necessário que o promovido e o amigo/ colega, tenham claro que as relações profissionais mudaram e que a hierarquia deverá ser respeitada, sem a promessa de favorecimento pautada em uma relação pessoal existente.

Fica claro então que é bastante complicado, para ambas as partes lidarem com essa situação, e muitas amizades são comprometidas em situações como essa. Isso é evidente é bastante negativo, especialmente observando do ponto de vista das relações profissionais que também acabam comprometidas. Uma boa maneira de evitar tal problema é abrir diálogo de maneira franca e que estabeleça com os colegas as suas novas funções e acordos que deverão ser seguidos agora que você foi promovido e está no comando. Ao colocar tudo claramente no que se refere à esfera profissional a chance de sucesso é maior, pois assim haverá menos confusão quanto às atitudes que se deve tomar frente ao agora promovido amigo.

Porém, não é apenas no ambiente profissional que uma promoção interfere, o ambiente familiar e pessoal também acaba comprometido e modificado a partir de uma promoção. Isso ocorre, pois quando recebe-se uma promoção recebe-se juntamente a ela mais responsabilidades, mais preocupações e um aumento de remuneração, quando não também uma proposta de mudança de cidade. Todos esses casos interferem diretamente na vida pessoal, e não só do promovido, mas de toda sua família. A promoção que até então aparentava ser algo positivo pode se mostrar uma vilã que destruirá a harmonia já existente.

Em todos os casos vale ressaltar que o mais importante é sempre discutir com as pessoas envolvidas de forma clara e com bastante sinceridade as mudanças que a então promoção acarretará. Com as informações claras é possível evitar mal entendidos e posteriores desentendimentos. Assim sendo, será possível aproveitar todo o lado bom que uma promoção possui.

Foto: blogdofranciscohorta.com.br

Aqui va el codigo

Deixe uma resposta

*