Home Trabalho em redes sociais Saiba cultivar um valioso Network

Saiba cultivar um valioso Network

6 min read
0
Redes de relacionamento online

Você provavelmente já ouviu falar de network, e sabe que ele é muito importante profissionalmente. Mas como criar e manter um bom network?

Basicamente, o network é uma rede de relacionamentos que pode trocar informações e indicações.

Seu network pode fornecer informações para trabalhos acadêmicos, auxílio na realização de atividades do trabalho, orientações sobre escolhas profissionais e, principalmente, indicação para um emprego.

Segundo especialistas da área de Recursos Humanos, 70% das vagas são preenchidas através de indicações, o famoso QI.

Confira abaixo, algumas dicas para construir e manter um bom network.

O lugar onde você estuda é ótimo para ampliar a sua rede, não importa se você está cursando o ensino médio ou se está fazendo um mestrado. Suas relações criadas na escola ou universidade são especiais, pois além dos interesses em comum nos campos acadêmico e profissional, esse ambiente também possibilita a criação de afinidades pessoais, e por isso, essas relações freqüentemente são estreitas e duradouras. Procure ter uma boa relação com seus professores, pois além de eles conhecerem muitas pessoas, a indicação de um professor é uma ótima referência.

Mantenha o contato com seus colegas mesmo depois de formado.

As redes sociais são cada vez mais, uma fonte de network de qualidade, principalmente as específicas para relações profissionais, como o LinkedIn, onde você pode participar de discussões em grupos com temas específicos, pedir opiniões, ajudar outras pessoas, compartilhar oportunidades e divulgar seu trabalho. Existem grupos onde o objetivo é justamente o enriquecimento do network.

Seminários e palestras além de fornecerem conhecimento sobre temas específicos, também são ótimos lugares para se conhecer pessoas com interesses em comum. Procure eventos relacionados à sua área, converse com as pessoas, troque cartões de visita e compartilhe sua opinião sobre o evento.

Lembre-se de que o mais importante em uma rede é a troca. Não tenha apenas a intenção de receber indicações e pedir ajuda. Procure oferecer algo, compartilhe informações de valor.

Mas cuidado ao compartilhar informações. Seja criterioso ao escolher o conteúdo que vai compartilhar, não encaminhe mensagens simplesmente por encaminhar, sem considerar o interesse dos destinatários.

Por mais comovente que seja, aquela mensagem que circula há cinco anos, dizendo que uma grande empresa vai doar um determinado valor se você encaminhar certa quantidade de e-mails, pouco vai agregar aos seus contatos. Não encaminhe correntes, siga as regras de netiqueta.

Faça contatos periódicos para não aparecer somente quando precisar de ajuda.

Compartilhe com seu network informações sobre eventos relevantes, como palestras, cursos e exposições. Caso tenha seu trabalho disponível em alguma página da internet, não hesite em divulgar o link e pedir a opinião dos seus contatos. Divulgar vagas e oportunidades profissionais também será bem visto na sua rede.

Simplesmente encaminhar e-mails sem escrever algo, também não é recomendável. Escreva pelo menos uma frase sobre o conteúdo ou a sugestão que você está compartilhando, e diga por que você acha que ela pode ser útil para o destinatário.

Mantenha sua rede informada sobre você, informe quando trocar de empresa e atualize os dados de contato.

Essas são apenas algumas dicas para criar e manter um bom network. Você também pode fazer e manter bons contatos no futebol do final de semana ou no happy hour da sua antiga empresa. É certo que, quanto mais ativa for sua vida social, mais chances você terá de conhecer bons contatos.

Mas antes de sair buscando novos contatos para aumentar sua rede, não se esqueça de cuidar bem dos que você já tem.

Uma boa dica para retomar o contato com aquelas pessoas que você considera importantes, é enviar este artigo para elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desafios da Liderança

Um dos grandes desafios na carreira de qualquer profissional é se tornar um Líder. Entende…