Home Entrevista de emprego Se alimente bem e melhore seu desempenho nas provas

Se alimente bem e melhore seu desempenho nas provas

4 min read
1
Uma boa alimentação pode melhorar o seu desempenho nas provas

A prova objetiva e discursiva está presente em grande parte da nossa vida, principalmente quando estamos buscando qualificação profissional em universidades ou empregos, públicos ou não. Por isso é de extrema importância estar preparado para os diversos elementos que podem afetar, diretamente, a produção no andamento da avaliação.

A alimentação é um dos elementos mais importantes. Segundo o nutricionista Ricardo Oliveira, “O nosso cérebro apesar de apenas representar 2% do peso corporal, consome 20% da nossa energia. Isto significa que o aporte insuficiente de energia, limita o funcionamento do nosso cérebro, o que acontece quando o intervalo entre as refeições é prolongado ou a refeição anterior é pobre em açúcares de absorção lenta”.

Pelo menos um mês antes da “grande avaliação”, deve-se acostumar o corpo com alimentos que mantenham os neurônios funcionando. De acordo com a nutricionista mestre em Tecnologia de Alimento, Flávia Queiroga, os carboidratos, como pães e massas, “mantém a força física e mental do organismo, bem como ajuda na memória”.

Assim como os peixes que são ricos em Omega três, a Vitamina B também é bem vinda: Carnes, aves, cereais, leguminosas, entre outros. Se alimente a cada pequeno intervalo de tempo, pois podem ocorrer tonturas em meados do exame. Evite hipoglicemia comendo algum tipo de alimento leve e energético durante o intervalo das três principais refeições.

Muitos acreditam que consumir pouco chocolate pode tirar um pouco do nervosismo. Já outros defendem que ele, as guloseimas e o café são extremamente prejudiciais por deixar o corpo com batimentos cardíacos altos, o que de certa forma pode atrapalhar diretamente na concentração durante o andamento do teste.

Ricardo Oliveira acredita que “se optarmos pelas guloseimas, estaremos a provocar uma subida rápida de glicose no sangue seguida de uma descida também rápida. O resultado do consumo de guloseimas antes da prova é uma hipoglicemia, em alguns minutos”. Ou seja, na hora de matar a fome troque chocolates e guloseimas por uma boa fruta, cereais, entre outros alimentos que são leves e energéticos

É necessário entender que o almoço é tão importante quanto o estereotipado café da manhã, por representar aproximadamente 25% da energia gastada diariamente. Não almoçou o celebro pifou, é fato. Enfim, beba água, chás e sucos naturais ao invés dos outros tipos de bebida. E mais, caso esteja somente procurando emprego, prossiga com a mesma dica, pois quando você menos espera terá que fazer uma avaliação objetiva e discursiva no momento exato da entrevista, inesperadamente, onde um CV bem preparado pode não ser o bastante para a conquista da vaga.

Foto: mpellegr no Flickr

One Comment

  1. Alatea

    20 dezembro, 2017 at 9:26 pm

    Artigos de qualidade é o principal para convidar as pessoas a fazer uma visita rápida ao
    site, é isso que este site está fornecendo.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…