Home Procura de emprego Selecionando a empresa aonde você quer trabalhar

Selecionando a empresa aonde você quer trabalhar

7 min read
5
O candidato deve avaliar qual é a melhor de todas as vagas de emprego

Frequentemente, quando o candidato está em busca de um novo emprego, ele esquece que também precisa avaliar e selecionar a empresa que está oferecendo a vaga.

Quando uma empresa busca um profissional para ocupar determinada posição, ela sabe exatamente o que procura (ou deveria saber), quais os requisitos técnicos e comportamentais e a experiência desejada. O processo de seleção serve para que a empresa escolha não necessariamente o melhor candidato, mas o candidato que atende melhor à sua necessidade.

Para que o candidato possa avaliar qual a melhor empresa para trabalhar, também precisa ter claros quais seus objetivos e necessidades, assim ele terá mais chances de trabalhar na empresa em que será mais feliz.

Cada pessoa possui necessidades e desejos diferentes, por isso faça uma reflexão individual sobre suas expectativas. Crie uma lista de requisitos para definir como é a melhor empresa para você. Pequenos detalhes que não são considerados na hora de aceitar a proposta podem fazer muita diferença quando você estiver trabalhando na empresa, como o tempo de deslocamento até o local e o valor dos benefícios.

Para criar sua lista de requisitos, comece por definir o local em que você quer trabalhar, defina o quanto você está disposto a se deslocar diariamente e o tempo de deslocamento da sua residência até a empresa. Não esqueça que você precisará fazer este trajeto diariamente, e dependendo da sua escolha, você precisará acordar algumas horas mais cedo ou ter um desgastante trajeto até o local.

Outro ponto importante é o salário. De quanto você precisa mensalmente? Isso depende muito da necessidade de cada um. Então verifique suas contas mensais, seus projetos de estudos, de aquisições e o quanto o mercado está pagando para a posição que pretende ocupar. Defina um valor mínimo aceitável, mas não esqueça de que a sua remuneração mensal não se limita ao salário, leve em consideração o valor dos benefícios. Algumas empresas oferecem ajuda de custo para estudos, bônus por desempenho, auxílio creche, e outras formas que no fim do mês representam um bom valor agregado ao salário.

Durante o processo de seleção procure descobrir se a empresa oferece alguns desses benefícios adicionais. Não tenha medo de tocar nesse assunto, afinal você também está avaliando a empresa e o que ela pode oferecer a você.
Considere também as atividades que você deverá desempenhar, se estão de acordo com o que você gosta e sabe fazer, se serão desafiadoras, se a rotina não será tediosa para seu estilo, e se você vai dar conta. Alguns profissionais convivem tranquilamente com uma rotina em que todos os dias se faz exatamente a mesma coisa, outros acham essa rotina muito monótona. Algumas vezes você poderá achar que atividades muito simples podem estar desperdiçando seu talento, já que você possui muita experiência e boa formação, e poderia executar atividades mais complexas.

Pense sobre o tipo de emprego que ajudará no seu Plano de Carreira. Por exemplo, se você estuda Publicidade, talvez seja mais benéfico para a sua carreira aceitar a vaga de Estagiário em Publicidade do que aceitar a vaga de Assistente em outra área sem nenhuma relação com o que você estuda. Mas atenção! Isto não é uma regra. Muitas pessoas se formam em uma área, mas fazem carreira em outra, justamente por terem descoberto na prática que se identificam mais com a outra área. E o conhecimento adquirido em outras áreas, pode ser muito útil na sua área de formação. Para avaliar bem esse item, é importante que você saiba aonde quer chegar. Não se preocupe se mudar de planos, isso é normal, e conforme você adquire mais experiência, poderá ajustar seu Plano de Carreira.

Esses são alguns requisitos básicos que você deve ter claros para encontrar o emprego que atenderá melhor suas expectativas.

Procure responder as perguntas: Onde quero trabalhar? Quanto quero receber? O que quero fazer? Onde quero chegar? As respostas lhe ajudarão a direcionar sua busca. Mas seja flexível. Infelizmente são poucos que acham o emprego que atende completamente todos os desejos – perto de casa, com boa remuneração, para fazer exatamente o que gosta e com um bom plano de carreira para os funcionários.

A maioria das pessoas bem sucedidas fez sacrifícios para estarem onde estão, e nem sempre fizeram o que fazem hoje. Nem sempre as melhores opções estão pintadas de ouro.

Sucesso!

Foto: FittingRoom no Flickr.

5 Comments

  1. Glaucia Silva

    18 janeiro, 2011 at 10:46 pm

    Ótimo texto.
    Em relação ao local de trabalho, eu mesmo já optei por trabalhar em uma empresa muito longe de casa por alguns reais a mais. As vezes na hora da empolgação, aceitamos certas propostas em que o resultado é a desmotivação e a indisposição para enfrentar a jornada diária. Certos benefícios não valem tanto a pena quando se esta em jogo a qualidade de vida.

    Reply

  2. mariana fagundes dos santos

    19 janeiro, 2011 at 5:28 pm

    eu sou mariana tenho 28 anos
    vai fazer quzer 2 anos que eu estou procurando emprego mando curriculo eles fala que logo entraremos em contato. eu vou ligar eu vou ao cat centro de apoio ao trabalhador no jornal sempre falar que tem 8 mil vagas nada disso tem fiz uma entrevista no carrefour eu passei mais chequei no mercado a mulher falou pra mim que tinha acabado a vaga que ia me ligar quando surgir vaga mais até não como ficar esperando tambem mando curriculo nas agência, nas lojas,nas firmas,sempre diz a mesma coisa e só voce deixa que a gente entre em contato.Será com todos este tempo desempregado eu não vou conseguir um serviço por favor voce tem alguma solução pro meu caso.

    Reply

    • Ricardo Oliveira

      24 janeiro, 2011 at 1:20 pm

      Olá Mariana.
      Obrigado pela mensagem.
      A minha primeira dica para você é: Não desanime.
      É normal ficarmos desanimados quando não somos aprovados em um processo de seleção, perdemos a confiança e isso pode interferir nas outras entrevistas.
      A segunda dica é: Devemos sempre nos atualizar e avaliar nossos pontos fortes e pontos em que precisamos melhorar.
      Aqui mesmo no site, você encontrará algumas dicas sobre como montar um bom CV e como ter sucesso nas entrevistas de emprego.
      Boa sorte.

      Reply

  3. massage therapy

    24 janeiro, 2011 at 5:54 pm

    If you are open to having a guest blog poster please reply and let me know. I will provide you with unique content for your blog, thanks.

    Reply

  4. Volledig Casco

    27 janeiro, 2011 at 11:52 pm

    what do you mean by that?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desafios da Liderança

Um dos grandes desafios na carreira de qualquer profissional é se tornar um Líder. Entende…