Home Mercado de trabalho Setor de turismo está aquecido

Setor de turismo está aquecido

3 min read
1
Trabalhar no turismo de praia é uma boa oportunidade

Com a chegada da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, seguido por uma forte demanda tanto interna como externa pelo turismo no Brasil, o mercado profissional neste setor está muito aquecido e promete expansão até 2016.

Acrescido a tudo isto, segue em tramitação na Câmara dos Deputados a regularização da profissão de agente de turismo que deverá requerer diploma de curso superior de graduação em Turismo ou de curso superior de tecnologia em Hospitalidade e Lazer, ter algum diploma de tecnólogo em turismo outorgado por alguma escola técnica ou ter mais de dois anos de experiência no setor, a partir da data de publicação desta nova lei. Estabelece-se também, que o agente de turismo poderá atuar como gestor de agência de turismo, como intermediador entre fornecedor e viajante, como guia turístico, organizador de roteiros de viagem e de eventos, além de ter um teto de 40 horas semanais de trabalho.

É considerado de grande importância, mesmo que ainda não necessário, o profissional de turismo ter graduação, pois há matérias que compõe a grade curricular como antropologia e sociologia que permitem ao profissional ter uma visão mais ampla das diversas culturas e comportamentos que terá de lidar.  Além do mais é essencial o domínio de uma ou mais línguas estrangeiras, pois facilita o contato tanto com fornecedores como com clientes, e também o acesso a vagas de emprego.

Quanto á remuneração, ela é totalmente variável, sempre composta por um valor fixo e uma comissão pormetas coletivas e individuais atingidas. Tenha em mente que o setor de turismo é muito sazonal, portanto haverá meses em que o salário será mais gordo e outros meses de vacas magras.

No Brasil, há 570 faculdades de turismo, além de outros cursos técnicos oferecidos por instituições estaduais, federais e  instituições privadas. Portanto, que tal repensar seu futuro profissional?

Se você quiser mais informações turísticas do setor de turismo visite Viagemhoje.

Foto 1: Beccacfolwer

Fonte: http://meusalario.uol.com.br/main/meusalariomulher/ocupacoes/agente-de-turismo/profissionais-de-turismo-emprego-aumenta-com-expansao-do-setor

One Comment

  1. witoesteFouth

    15 janeiro, 2011 at 9:35 pm

    La ringrazio per Blog intiresny

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Fui demitido, o que faço?

Seguramente ser demitido não é agradável para ninguém, e sempre procuramos afastar esta id…