Home Mercado de trabalho Significado de emprego

Significado de emprego

4 min read
0
O que é emprego
Emprego
Emprego é um contrato entre duas partes, empregador e empregado. Na economia capitalista as oportunidades surgem de investimentos nacionais e internacionais para o ganho excessivo de lucro em plano de negócios.

O empregado contribui com trabalho e experiência para o empregador. Contratado para desempenhar funções específicas embaladas no ritmo produtivo. Na maioria das economias modernas, o termo “empregado” refere-se à relação específica definida entre indivíduo e sociedade. Também existe empregabilidade em que deixa de existir contrato oficial, modalidade legal desde que as condições não sejam análogas ao tempo da escravidão.

Relação: empregador e trabalhador

Nível de poder dos empregadores sobre trabalhadores depende de inúmeros fatores, tais como interesses de controle ou motivação. Considerada responsabilidade dos empregadores o ato de gerar relacionamento harmonioso e produtivo no trabalho.

Empregador e controle gerencial dentro da organização dependem de níveis distintos e têm implicações importantes para a equipe e produtividade semelhantes com controle formando a ligação fundamental entre os resultados desejados e processos reais.

Os empregadores devem equilibrar interesses, como diminuir as restrições salariais com a maximização da produtividade do trabalho a fim de alcançar relação de trabalho rentável e produtiva.

As principais formas para que os empregadores encontrem trabalhadores, e vice-versa, estão nos anúncios em jornais impressos ou sites da web, também chamados de placas do trabalho. Empregadores e candidatos também encontram consultores de recrutamento que recebem comissão das empresas para encontrar e selecionar mão de obra adequada.

Os funcionários podem se organizar em comércio ou trabalhos sindicatos, que representam a força de trabalho de negociação coletiva com a gestão das organizações sobre as condições contratuais ou do ambiente de trabalho.

Fim de emprego

Empregado ou empregador pode terminar o relacionamento a qualquer momento. O contrato entre as duas partes especifica as responsabilidades. Pode incluir requisitos extras, alguns exemplos são: Períodos de aviso prévio, indenização de pagamento e medidas de segurança.

Sindicatos

Funcionários sindicalizados possuem apoio coletivo. Nos momentos de demissão podem pedir ajuda ao delegado sindical para advogar. Trabalhadores podem contar com auxílio jurídico e outros tipos de serviços. Em quase todo o mundo eles são necessário para representarem voz de classes trabalhistas para governos e empresas.

Estados com trabalhos democráticos possuem regras estabelecidas para o surgimento de ambientes sindicalizados. Quanto maior o número de trabalhadores inscritos mais notoriedade existe do sindicato na opinião pública.

Interessante notar que emprego não é garantia de riqueza. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que até 40% dos trabalhadores pobres não ganham o suficiente para manter as famílias acima dos US$ 2 por dia na linha de pobreza.

Foto: missborboletando.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…