Home Salário do trabalhador Significado de trabalho assalariado

Significado de trabalho assalariado

4 min read
0
O que significa trabalho assalariado?
Trabalho assalariado
Trabalho assalariado representa relação socioeconômica entre trabalhador e empregador. Trabalhadores vendem a força física ou intelectual em troca de salários sob as regras estabelecidas no contrato formal ou informação de prestação do serviço. As operações ocorrem em mercados nos quais remunerações são determinadas em níveis mercadológicos, levando em conta a concorrência entre empresas.

Em troca dos salários pagos, o produto produzido se torna a propriedade indiferenciada do empregador, salvo em casos especiais, como a aquisição de propriedade intelectual de patentes nos Estados Unidos, onde os direitos são atribuídos ao inventor original. Um trabalhador assalariado é uma pessoa cujo principal meio de renda está na venda do trabalho.

A modalidade assalariada nas modernas economias mistas representa forma dominante de organização do trabalho. Embora as atividades ocorram após a estrutura, os acordos salariais são confundidos com atribuições de classe, de modo que “trabalho assalariado” pode ser julgado apenas como mão de obra não qualificadas, semiqualificada ou manual.

Trabalho e pobreza: sistemas de salário

Emprego não é garantia de riqueza. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que até 40% dos trabalhadores pobres não ganham o suficiente para manter as próprias famílias acima dos US$ 2 por dia na linha de pobreza.

Por exemplo, na Índia a maioria dos pobres é assalariada de modo crônico no emprego formal, os trabalhos são inseguros e de baixa remuneração. Não oferecem nenhuma possibilidade de acumular riqueza para evitar riscos. Este problema parece ser causado por probabilidade decrescente de crescimento simultâneo das oportunidades de emprego oportunidades e produtividade.

Oportunidades de emprego e aumento da produtividade do trabalho (desde que também se traduza em maiores salários) são necessários para combater a pobreza e também pode levar ao crescimento do número de “trabalhadores pobres”.

Por este motivo alguns especialistas promovem a criação de “qualidade” e não “quantidade” em políticas de recrutamento no mercado de trabalho. Esta abordagem faz destacar a produtividade e ajuda a reduzir a pobreza no Leste da Ásia, mas o impacto negativo está começando a aparecer.

No Vietnã, por exemplo, o crescimento do emprego diminuiu, enquanto o crescimento da produtividade continuou. Além disso, o aumento da produção não conduz com os níveis de salários.

Sindicatos são instituições que possuem o objetivo de defender os trabalhadores. As classes se reúnem no sentido de reivindicar maiores salários contra os oferecido por empresas ou poder público. Quando há demissões em massas os representantes sindicais também agem para reivindicar direitos trabalhistas e humanos.

Foto: impostoderenda08.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…