Home Profissões Técnico em Gestão de Recursos humanos

Técnico em Gestão de Recursos humanos

5 min read
0
Conheça o mercado dos Técnicos em Gestão de Recursos Humanos

Todos os departamentos focados em recrutamento ou administração de trabalhadores necessitam deste tipo de profissional. Constantemente aplica conceitos relacionados com administração ou psicologia no intuito de mediar produção e personalidade dos integrantes da equipa. Na prática, participam do desenvolvimento dos planos de carreira, conceitos institucionais e técnicas operacionais nos processos seletivos. Entre outros profissionais, o gestor é quem decide os que permanecem ou estão dispensados em uma empresa. Conheça o mercado dos tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos.

O Gestor domina completamente as técnicas de gerenciamento de pessoal. Constantemente este profissional precisa avaliar as legítimas necessidades para contratar ou extinguir postos de trabalhos considerados improdutivos para a atualidade. O importante representa garantir a viabilidade de todos os setores produtivos, almejando sempre aumentar a produção conforma a necessidade interna ou mercadológica.

Interessante notar que este profissional representa a própria comunicação interna entre empregadores e empregados, principalmente quando as empresas não possuem departamentos comunicativos para isso. Neste sentido, quadro de avisos, intranet, entre outros aspectos neste âmbito de discussão podem fazer parte do itinerário do tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

Mercado: Talvez este seja o setor que mais demanda força de trabalho especializada. Não é difícil encontrar vagas relacionadas nos mais diversos meios impressos ou canais da internet especializados em oferecimento de vagas profissionais, na verdade, estas representam sempre a grande maioria das ofertas. Os profissionais mais experientes conseguem promoções rapidamente, assumindo cargos relacionados com gerência de RH.

Em 2010 foram criados aproximadamente 300 mil postos de trabalho, fato que claramente evidencia grande crescimento para os recrutadores. Muitas destas ainda não foram preenchidas justamente porque os recrutadores não conseguem encontrar mão de obra capacitada para exercer as funções. Sendo que grande parte desta oferta está direcionada inclusive para novos recrutadores trabalharem em departamentos de RH – tecnólogos que possuem especialização e experiência certamente não ficam desempregados.

Primeira chance: Interessante notar que uma grande porta de entrada para profissionais inexperientes está no setor hoteleiro ou nas empresas que trabalham com entretenimento, que também possui grande possibilidade de crescimentos devido à realização dos dois maiores eventos esportivos no Brasil os próximos anos.

As posições operacionais são as mais oferecidas, onde profissionais devem aprender muitas regras principalmente sobre contabilidade, embora este curso técnico esteja mais relacionado com assessoria e recrutamento de pessoal. Consequentemente os recém-formados aprendem regras de ética profissional dentro da própria empresa, para depois assessorar a mesma no que tange as futuras contratações e administrações de pessoal. Salário inicial de R$ 2,5 mil.

Leia mais

Guia de profissões: O que faz um Administrador de empresa?
Guia de profissões: O que faz um contador?
Guia de profissões: O que faz um economista?

Foto: raulpiriz.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…