Home Condições de trabalho Tempo e trabalho

Tempo e trabalho

4 min read
0
Boa administração do tempo vai nos tornar mais produtivos no trabalho

Segundo estudos realizados pela Revista Você S/A, quase 50% dos entrevistados disseram que trabalham mais de 9h diárias. Contudo, ao contrário do que a primeira vista revela, trabalhar mais não significa propriamente trabalhar qualitativamente. Administrar o tempo e executar as prioridades, dois conselhos indispensáveis para produzir mais em menos tempo.

A gestão do tempo é primordial, aproximadamente 80% dos entrevistados do mesmo estudo dizem que gastam até 3h do dia sem fazer absolutamente nada de pragmático. O mesmo valor percentual também é dado para os funcionários que confessam enrolar no trabalho durante aproximadas 2h.

O principal motivo para isso ocorrer é a falta de gestão e gerenciamento organizacional. Com os funcionários isolados nos setores sem serem observados fica difícil ter um controle. Contudo o excesso de controle explícito pode acarretar em sérios danos para produção. Seja criativo, realize feedbacks, converse informalmente com os funcionários, enfim, incentive métodos de controle menos isolados. Um bom administrador deve sempre administrar o desperdício temporal.

Um vendedor pode ficar disperso com um conversa com colegas e perder uma excelente comissão. Um telefone não atendido pode ser a oportunidade que estava faltando, ou o cliente que desafogaria a empresa. O mundo é muito dinâmico, as chances podem chegar rapidamente quando menos estamos esperando, qualquer desatenção pode ser crucial para saúde financeira e todos.

“Se analisarmos os dados referentes à Internet, a coisa fica ainda mais crítica. 84% dos entrevistados afirmam que acessam redes sociais durante o horário de trabalho, 11% confirmam que veem pornografia, 56% fazem compras online e impressionantes 2% fazem sexo virtual. Tudo isso durante o expediente”, afirma Christian Barbosa, um dos organizadores da pesquisa.

Vale ressaltar que o ser humano não é uma máquina. Um ligeiro descanso é necessário, poucas pessoas conseguem produzir mais do que duas horas consecutivas com 100% da fadiga e concentração. Contudo, o que não pode ocorrer é o famoso exagero. Normalmente quem enrola acaba ficando ou com o trabalho atrasado ou fazendo hora extra, perdendo ainda mais tempo.

Todavia, este é um problema onde todos são culpados e cabe à coletividade a solução. Todos devem fazer a autocrítica e entender sobre o porquê do excesso de trabalho estar gerando pouca produção.

Os chefes devem gerenciar e não abusar do tempo ao passo que os funcionários devem pensar em soluções ou novas tarefas quando as suas obrigações acabaram e o tempo ainda resta.

Muito trabalho com pouco resultado gera estresse no ambiente de trabalho. As táticas de produtividades são essenciais na programação de uma empresa contemporânea com sucesso.

Foto: sfer no Flickr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…