Home Mercado de trabalho Terceira idade: Por que não trabalhar?

Terceira idade: Por que não trabalhar?

4 min read
0
Especialistas afirman que é bom o trabalho na terceira idade

Trabalhar é uma atividade que está presente na vida das pessoas desde que se entra na fase adulta. O trabalho acaba se tornando uma das coisas mais importantes, já que passamos maior parte do dia exercendo uma profissão. Além disso,  especialistas afirma que o trabalho fortalece o sistema de defesa do organismo, aumenta a auto-estima e dá mais disposição para as tarefas do dia-a-dia.

É no ambiente de trabalho que se faz amigos, contatos e se amplia as experiências profissionais e pessoais. Mas quando o tempo passa e se chega à terceira idade é difícil decidir em parar ou continuar trabalhando. Muitos preferem a aposentadoria e poder descansar merecidamente pelos tantos anos trabalhados. Porém, depois de algum tempo, a falta de uma atividade surge e é aí que os idosos pensam em voltar ao trabalho.

Como anda o mercado de trabalho para a terceira idade?
No Brasil, é cada vez maior o número de idosos que ultrapassam os 80 anos de idade. A evolução médica e a preocupação com os hábitos saudáveis auxiliam na longevidade. Muitas pessoas chegam à terceira idade com total saúde física e mental e, deste modo, aptos a exercer uma profissão.

Se falasse há 20 anos sobre contratação de profissionais aposentados, certamente as empresas rejeitariam por achar que teria apenas prejuízos contratando uma pessoa idosa. Porém, nos dias de hoje, a situação é inversa e muitos empregadores preferem contratar pessoas mais experientes.

Grandes empresas como o Grupo Pão de Açúcar, oferecem programas de trabalho voltados para a terceira idade. As vagas são em diversas áreas como empacotadores, operador de supermercado, consultoria ao cliente, açougueiro, peixeiro e padeiro. O Bob’s, grande empresa de fast food, também realiza programas com vagas de emprego para terceira idade. O maior objetivo nestes casos é integrá-los novamente ao mercado de trabalho.

Vantagens de ter um trabalhor da terceira idade

Basta observar o dia a dia de uma empresa para perceber que os funcionários com mais tempo de casa são os mais respeitados pelos colegas de trabalho. Ainda mais se esse profissional já tiver cabelos brancos e contar com uma vasta experiência de vida.

Com o passar dos anos, é comum que algumas habilidades dimunuam, porém,  muitos idosos continuam com  total capacidade mental para desenvolver diversas atividades. Sem falar que  nesta faixa etária a sensibilidade está mais aguçada e o carisma radiante, fatores essenciais para um bom  trabalho em equipe. Outros fatores relevantes na contratação de profissionais da terceira idade são a pontualidade e o comprometimento para a realização do trabalho.

Leia mais
Os idosos e o mercado de trabalho brasileiro

Foto: vejezyvida.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Em busca da estabilidade, profissionais investem em concursos públicos

Para muitos brasileiros alcançar a estabilidade financeira e profissional só é possível po…