Home Dicas para o trabalhador Tipos de cartas profissionais

Tipos de cartas profissionais

4 min read
1
Tipos de casta profissionais
Tipos de casta profissionais
Tipos de casta profissionais

O mundo profissional possui diversas regras de etiquetas que são seguidas pelos melhores profissionais. Redigir bem representa função não somente dos trabalhadores como de todos os cidadãos com ensino médio completo. Algumas vezes as palavras conversadas podem não ter o mesmo efeito do que as epistolas direcionadas para as mais diferentes situações profissionais. Conheça os principais tipos de cartas profissionais.

  • Carta de Apresentação: Representa a carta inicial entregada antes dos currículos nos processos seletivos. O mundo está cada vez mais corrido, selecionadores de vagas não possuem tempo para ler todos os currículos que chegam à caixa de entrada do correio eletrônico.  Neste sentido, procuram ler as breves descrições presentes no documento inicial. Procure colocar apenas os objetivos profissionais – principal atributo do currículo profissional. Simboliza diferencial que demonstra a capacidade organizacional dos candidatos.
  • Carta de Recomendação: Deve ser solicitada nos momentos de pedido de demissão ou despedimento sem justa causa. Simboliza a própria propaganda da qualidade do trabalho empregado pelo cidadão. Gerentes somente fornecem indicação aos trabalhadores que realmente merece o apoio moral. Pode representar principal critério de desempate entre os concorrentes da vaga oferecida. Interessante notar que quem fornece indicação mentirosa pode ser processado pelo novo empregador.
  • Carta de Aumento Salarial:Falar pode não ter o efeito pragmático quanto escrever. Exponha os motivos que explicitam a valorização da força de trabalho. Jamais ameace alguém, ou mesmo cite problemas gerados por colegas no trabalho. Se lembre de que o foco é no seu trabalho e quanto o mesmo vale para a empresa. Não peça aumentos exorbitantes, acima da média. Escreva caso existam outras propostas de trabalho que estão oferecendo renumeração mais qualitativa, deixe os fatos claros. Seja educado e agradecido por todos os momentos vivido até então. As cartas de aumento salarial podem ser enviadas para os responsáveis das finanças da empresa e chefe direto.
  • Carta de Folga no Trabalho: Algumas vezes, mesmo com relacionamento aberta entre chefes e funcionários é necessário escrever cartas para solicitar folga no trabalho. Principalmente quando os responsáveis por conceder a folga não são do mesmo setor ou escritório. Antes de escrever a carta, fale com o seu gerente e respeite as hierarquias.

Jamais envie a carta via e-mail ou digitada. Procure passar a redação feita no computador para o papel. Formatos digitados ou na caixa de entrada do correio eletrônico normalmente não são levados a sério como a carta de próprio punho. Escrever em algum papel que tenha o carimbo da empresa. Seja direto e fuja da prolixidade.

Foto: itinerarios2012.wordpress.com

One Comment

  1. Joao Neira

    26 junho, 2012 at 1:36 pm

    Muito obrigado pelas cartas.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…