Home Dicas para o trabalhador Tome o controle da sua vida

Tome o controle da sua vida

4 min read
0
Tome o controle de sua carreira
Controle sua carreira profissional

Infelizmente muitos são os profissionais que culpam o estágio atual de sua carreira a qualquer outra pessoa que não eles mesmos. Puro engano.

Sua carreira (assim como sua vida) é você quem faz e por isso é importante estar sempre com o pensamento constante sobre o que deseja fazer e como chegar até o lugar em que se deseja estar.

Para saber se você está no caminho certo, é necessário saber se você compreende de fato as atitudes que precisa tomar para ter o maior domínio possível sobre os rumos para onde a sua profissão pode te levar:

Não conduzir sua carreira e não ter uma meta (seja pessoal ou profissional)

Só chegamos a algum lugar se temos um ponto de partida. Essa premissa é válida tanto na vida pessoal (quais sonhos deseja realizar? O que quer fazer antes dos 50 anos ?) como na profissional (qual cargo quero ocupar daqui há 10 anos?).

Faça uma auto reflexão e tente descobrir o que move sua vida, que faz com que ela valha a pena e foque sua meta em objetivos que satisfaçam esse motivo.

Acreditar no acaso

Uma frase que vale para toda a vida é “A oportunidade é a combinação de chance com preparado”. Mesmo que a chance pareça ter “caído no seu colo” você só conseguirá aproveitá-la caso saiba o que fazer na ocasião.

Faça um planejamento sobre o que você precisa melhorar e quais caminhos necessita seguir para atingir o que deseja. E siga-os! Não há maneira mais eficiente para saber aonde se está errando e o que você acertou.

Não controlar seu tempo

Saber quanto tempo você gasta em cada tarefa que executa é uma informação importantíssima: tanto para você saber as atividades que mais te consomem como reavaliar a necessidade ou não de continuar executando-as ou procurar maneiras de otimizar o tempo.

Saber os momentos para parar

Descansar, relaxar, ver um filme, ficar com quem gosta ou mesmo não fazer nada são atividades que devem ser adotadas por todos os profissionais: você não consegue ser produtivo se estiver cansando e superatarefado. Criativo então, nem pensar.

Se você tiver que enfrentar uma “batalha” na vida corporativa, que seja para se dedicar com tudo o que tem às demandas do dia, mas respeitando os horários de pausa, finais de semana e feriados.

Não se atualizar

O mundo está se modificando constantemente e quem não se atenta aos impactos que essas transformações causam em sua área de atuação acaba se desatualizando.

Construa um networking com profissionais de todas as gerações, participe de eventos importantes na área e esteja sempre atento às novidades do mercado.

Foto: toplarevista.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …