Home Trabalho Autônomo Trabalho autônomo

Trabalho autônomo

4 min read
0
Trabalho freelance

O trabalho autônomo hoje é uma realidade de muitos profissionais, e ele traz várias vantagens e muita flexibilidade. Mas sem horário para cumprir e sem patrões te cobrando resultados, muitos autônomos desistem desse tipo de trabalho por não conseguir enxergar resultados sólidos, principalmente financeiramente.

Um trabalho autônomo pode propiciar uma evolução sem limites na sua vida profissional e também na financeira. Como evitar que o trabalho “em casa” se torne uma frustração e que você perca dinheiro ou se endivide.

  • Prioridades

As prioridades são essenciais, a produtividade que você terá e seu faturamento pode estar ligado diretamente com a suas prioridades. Já falamos aqui no blog sobre “como aumentar a produtividade no trabalho freelance” aqui você pode encontrar boas dicas.

Priorize parte do dinheiro recebido para bancar custos indispensáveis, como matéria-prima, gasolina ou dinheiro para transporte público. São custos que você precisa ter condições de bancar para conseguir continuar em atividade.

Tenha uma planilha separada para suas despesas domésticas (água, luz, telefone, etc). Muitas vezes esses recursos também serão usados para o seu trabalho, então fique atento para não deixar essas contas atrasadas. Não esqueça também de separar parte do dinheiro para pagar a sua aposentadoria! Só anos mais tarde (quando não der pra voltar atrás você vai perceber como era importante priorizar esse ‘gasto’) Os gastos extras, normalmente voltados para questões pessoais, também devem ser bem organizados dentro do orçamento, mas nunca priorizados.

  • Reservas Financeiras

Reservas financeiras são importantes (indispensáveis) para o sucesso contínuo do trabalhador autônomo, a maioria dos autônomos passa por períodos de instabilidade, pode haver meses de faturamentos enormes, como também meses de faturamento bem reduzidos. As reservas financeiras podem te auxiliar a não perder o foco e não diminuir o passo na evolução da sua carreira. Tenha sempre Bom Senso nos meses que te dão orgulho nos lucros, gastá-los com supérfluos ou coisas pessoais, na hora de investir numa reforma no escritório ou móveis de luxo pondere tudo colocando na ponta do lápis para não dar um passo maior do que a perna. Um parceiro de finanças como um administrador, um contador ou um assessor de negócios pode te ajudar a pensar e elencar as ‘prioridades’.

  • Não confunda as contas

Misturar as contas pessoais que você faz com seu cartão de crédito em lojas de roupas e de calçados com as contas que você precisa pagar referente ao seu trabalho como combustível ou matéria prima, ou até mesmo o que deveria estar na sua reserva financeira tende a falhas graves que podem te levar ao endividamento e te desmotivar com o trabalho.

Foto: blog.indiesilver.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Limpeza otimiza seu tempo

Já falamos aqui sobre a diferença entre a urgência e a prioridade, possivelmente muitas ve…