Home Condições de trabalho Um bom ambiente de trabalho: uma estratégia de motivação

Um bom ambiente de trabalho: uma estratégia de motivação

3 min read
1
Um bom ambiente de trabalho é a melhor estratégia de motivação

As prioridades e critérios ao escolher uma organização para se trabalhar mudaram muito nos últimos anos. As empresas, em geral, precisaram se adequar, pois a nova geração de trabalhadores, busca organizações que proporcionam autonomia, inovação, reconhecimento, possibilidade de crescimento profissional e também ambientes agradáveis para desenvolver suas atividades diárias.

Passamos grande parte das horas de nosso dia no trabalho e compartilhamos esse espaço com pessoas de diferentes idades, opiniões, ideologias e formas de trabalhar. Que tal pensar um pouco sobre o ambiente organizacional que desejamos para o nosso dia a dia? Para que a convivência seja pacífica e possamos desempenhar bem nossas funções, um ambiente agradável é fundamental.

Ninguém duvida que um bom ambiente de trabalho é um diferencial em termos de retenção de talentos e produtividade. Mas, até que ponto as melhores práticas de recursos humanos contribuem para o bom desempenho financeiro da empresa?

Uma pesquisa realizada pela Trabalhando.com revela um dos pontos que, segundo funcionários de empresas brasileiras, os mantêm motivados: o bom ambiente de trabalho.Os resultados mostram que para 52% dos entrevistados a boa convivência com colegas e com seus gestores afeta seu comportamento profissional, pessoal e impacta em seus resultados. Os demais fatores apontados como importantes são: oportunidades de promoção (22%), possibilidade de aumento de salário (14%) e status da empresa (5%).

Pesquisas anteriores haviam mostrado que profissionais que julgam trabalhar em melhores ambientes apresentam menos condutas de risco à saúde como tabagismo, obesidade, sedentarismo e abuso de álcool. É importante saber que esses quatro comportamentos são os mais associados a doenças e à mortalidade em países industrializados.

Renato Grinberg, presidente da Trabalhando.com Brasil, afirma que para motivar uma equipe não há uma simples receita. É preciso entender as personalidades, necessidades e expectativas das pessoas e desenvolver um plano de ação a partir dessa análise.

“Observe algumas atitudes nas pessoas que trabalham com você; se elas trabalham bem em equipe, se trazem idéias, se estão envolvidas em todos os processos, se respeitam seus gestores e principalmente os admiram. Se essa equação estiver funcionando, você já tem meio caminho andado”, diz Renato.

Foto: Engel Serón no Flickr

One Comment

  1. Raquel

    21 fevereiro, 2011 at 5:44 am

    Para um bom ambiente de trabalho é essencial que cada pessoa se sinta valorizado e parte de uma equipe, mas também ficar claro que o chefe a tomar as decisões e orientações para fazer, mas é importante ouvir as sugestões

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Carta para solicitar um aumento de salário

Quer pedir um aumento de salário? Normalmente quando chega este momento temos tendência a …