Home Concursos Públicos Vagas para quem almeja a carreira de diplomata

Vagas para quem almeja a carreira de diplomata

4 min read
1
Concurso para 30 vagas no Instituto Rio Branco
Concurso para 30 vagas no Instituto Rio Branco
Vagas no Instituto Rio Branco

Com salário atraente, benefícios diversos e a promessa de uma vida corporativa repleta de desafios e experiências únicas, não é à toa que a carreira de diplomata é uma das mais cobiçadas no país.

Caso você também deseje fazer parte deste exclusivo grupo de profissionais, saiba que o Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores e organizador oficial do concurso, está com inscrições abertas para a seleção de 30 candidatos, com inscrições que vão de 25 de junho a 9 de julho a uma taxa de R$ 160 reais.

O candidato à vaga passará por quatro fases eliminatórias:

  • Fase 1: prova objetiva, que contará com 65 questões tanto de múltipla escolha como de “certo ou errado” (13 questões de língua portuguesa, 12 questões de língua inglesa, 11 questões de política internacional, 10 questões de história mundial, 5 questões de noções de direito e direito internacional público, 5 questões de noções de economia, 5 questões de história do brasil e 4 questões de geografia).
  • Fase 2: prova escrita de língua portuguesa, voltada à redação de um tema de conhecimento geral, com uso de 600 a 650 palavras e de dois exercícios de interpretação, de análise ou de comentário de textos, com a extensão de 120 a 150 palavras cada um.
  • Fase 3: provas escritas sobre os seguintes temas: história do Brasil, política internacional geografia, noções de economia e noções de direito e direito internacional público, sendo que cada uma das provas será constituída de quatro questões discursivas. Também haverá uma prova escrita de língua inglesa, que consistirá de tradução de um texto do inglês para o português; tradução de um texto do português para o inglês; redação de um resumo, em inglês, a partir de um texto escrito em língua inglesa; e redação, em inglês, a respeito de tema geral, com extensão de 400 a 450 palavras.
  • Fase 4: provas escritas tanto em Espanhol como em Francês, ambas contendo  dez questões relativas a textos no idioma, cujas respostas serão dissertadas no idioma e precisarão contextualizar e justificar o que motivou a elaboração da sua conclusão.

O resultado final no concurso será igual à soma das notas obtidas nas provas da primeira, da segunda, da terceira e da quarta fase. A classificação final no concurso corresponderá à ordem decrescente das notas finais no concurso.

Interessado? Acesse o edital e saiba mais sobre como participar.

Foto: democraciapolitica.blogspot.com

One Comment

  1. mayron

    23 fevereiro, 2016 at 2:39 pm

    você sabe me dizer quanto terão novos concursos nessa area?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …