Home Dicas para o trabalhador Vale a pena fazer um curso técnico?

Vale a pena fazer um curso técnico?

3 min read
0
Trabalho com curso técnico
Cursos técnicos profissionalizantes

Devido a escassez de mão de obra qualificado, as empresas procuram e contratam cada vez mais profissionais com um curso técnico profissionalizante. Os cursos, em sua maioria, são da área operacional. O aluno não apenas irá entender o assunto abordado, mas irá praticar o que aprendeu.

O governo tem lançado nos últimos anos vários projetos visando investimentos na área profissionalizante. Fazer um curso técnico antes de ingressar na faculdade desejada o ajudará a encarar desafios a serem encontrados daqui para frente. Caso esteja saindo do ensino médio e deseja trabalhar o mais rápido possível, esta é a melhor opção. Segundo dados, o salário de um jovem que termina o ensino médio e vai trabalhar em alguma empresa é inferior ao do jovem que cursou aulas profissionalizantes.

E para quem já está na faculdade, o que fazer? É recomendado o ensino técnico no ensino superior para complementar o aprendizado. A faculdade enfatiza bastante a parte teórica, deixando um pouco de lado a parte prática. Além de complementar seu ensino superior, você irá aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos teóricos e práticos. Lembre-se de que um bom currículo ajuda na hora de se candidatar a uma vaga de emprego.

É importante escolher um curso profissionalizante que esteja relacionado com a sua faculdade. Não faz sentido estudar técnico em enfermagem se eu estou cursando engenharia naval. Optado por áreas correlacionadas, você terá maior amplitude nos conhecimentos e mostrará maior domínio sobre o assunto.

O governo federal lançou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), com o objetivo de expandir escolas técnicas em todo o Brasil. Dessa forma, alunos de escolas públicas poderão complementar sua educação formal.

Concluímos que os cursos técnicos podem servir tanto para quem deseja entrar logo no mercado de trabalho como para quem deseja aprofundar seus conhecimentos na faculdade. Em um mercado competitivo, vale a pena dedicar-se a estudar um curso como esse. Entre diversas opções, escolha o curso que mais goste e comece a estudar, pois ele irá lhe ajudar de alguma forma no futuro.

Foto: profamaroneto.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

As tarifas de táxi nas principais capitais do Brasil

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as tarifas de táxi irão variar bastante de acordo com …