Home Trabalho Autônomo Você está preparado para ser um freelancer?

Você está preparado para ser um freelancer?

4 min read
1

Existem muitas vantagens e desvantagens no tabalho freelancerDefinição dos próprios horários, escolha de quais trabalhos deseja fazer e trabalhar apenas quando se deseja são aspectos que não correspondem à realidade desses profissionais.

Freelancer é um termo em inglês que denomina o profissional autônomo, que trabalha para  diferentes empresas ou, ainda, oferece o seu trabalho por meio de projetos, conquistando e atendendo  aos seus clientes de forma independente. É uma tendência muito presente no mercado de jornalismo, design, propaganda, web, tecnologia da informação e música, entre outros.

Esse estilo profissional de trabalho é bastante glamourizado por quem está “de fora”, pois passa a impressão de que a pessoa que atua dessa forma tem mais liberdade e tempo para se dedicar aos assuntos pessoais quando, na maioria das vezes, é exatamente o oposto.

Como o profissional não está ligado a nenhuma empresa, todo o prejuízo ou contratempo que tiver [desde uma doença até a queda do serviço de internet] passa a ser responsabilidade dele. Então esse profissional provavelmente acaba trabalhando mais (para conseguir reservar uma quantia para eventualidades), além de precisar manter e angariar uma rede de contatos cada vez maior, pois é a partir dela que ele conseguirá a maioria dos trabalhos.

Também cai por terra a ideia de que esse profissional só trabalha nos dias e horários que deseja. O motivo é simples: como o freelancer possui um cliente (que normalmente deseja acompanhar passo a passo o processo do trabalho) ele precisa estar disponível para esclarecer as dúvidas ou discutir algum aspecto do projeto. Portanto, ele precisa estar ativo ao mesmo tempo que o seu contratante, ou seja: de segunda a sexta, nos horários comerciais [o que dificulta a ida ao cinema na terça a tarde].

Além disso existe o fator pessoal: você consegue, mesmo em casa, se manter focado em um projeto, sem se deixar distrair? Ser um profissional freenlancer requer uma disciplina e autocontrole que grande parte das pessoas ainda não possui.

Acima de tudo, o profissional que deseja ser freelancer deve estar ciente de que as suas maiores qualidades devem ser excelência no serviço e pontualidade na entrega. Não que um empregado “tradicional” esteja isento disso (muito pelo contrário), mas como o freenlancer depende exclusivamente da opinião de seus clientes para viver, ele precisa fazer um trabalho normalmente acima do que foi pedido e no prazo determinado (pois a maiorias das organizações não gosta de redefinir prazo com profissionais que não sejam “da casa”)

Trabalhar nessa modalidade confere ao empregado maior desenvoltura, direcionamento de carreira e individualidade, mas é necessário ter foco naquilo que deseja e comprometimento, para não acabar fazendo dessa uma péssima experiência.

Foto: SeniorM.com

One Comment

  1. Camila Costa Carlos

    18 outubro, 2012 at 12:56 pm

    estou a procura de uma oportunidade e nesse fim de ano é uma grande oportunidade pra mim aprender mais sobre vendas e praticar no ano que vem espero ter uma oportunidade.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …