Home Mercado de trabalho 10 habilidades em falta no mercado de trabalho brasileiro

10 habilidades em falta no mercado de trabalho brasileiro

5 min read
0
Confira as 10 habilidades que estão em falta no mercado de trabalho
Confira as 10 habilidades que estão em falta no mercado de trabalho

Brasil representa a quinta maior economia do mundo. Quando o assunto é mercado de trabalho as vagas sobram aos cargos que demandam algumas das 10 habilidades que estão em falta no mercado de trabalho, segundo a pesquisa feita pela HAYS, empreendimento especializado em recrutar funcionários de média e alta gerência em níveis mercadológicos mundiais. O estudo foi idealizado por escritórios de consultoria que entre outros objetivos traçaram as maiores demandas no mercado.

“Escassez de talentos é um problema global. Atuamos em 33 países e nossos clientes, de forma geral, afirmam que algumas habilidades estão em falta no mercado. Para se inserir na carreira no mercado global, o candidato deve se concentrar e se desenvolver nas habilidades relacionadas”, afirma a diretora da HAYS no Rio de Janeiro, Alexia Franco. A lista principal foi dividida entre perícias gerais e algumas áreas profissionais.

Características que faltam nos profissionais

  • Comunicação: Na atualidade os setores precisam se comunicar de forma clara e objetiva para que a produção das empresas não diminua, culminando em perda de posição entre os concorrentes na busca pela liderança do mercado. Trabalho em equipe com bom relacionamento representa elemento indispensável nas vidas dos profissionais da atualidade.
  • Organização: Capacidade organizacional representa um dos pontos mais difíceis de ser alcançado, de acordo com o estudo. Encontrar colaboradores que estejam preocupados em contribuir de forma eficiente e responsável se torna atividade difícil aos selecionadores de vagas.
  • Línguas: Apenas 10% dos empregados de carteira assinada no Brasil falam pelo menos uma língua estrangeira. Na economia global a linguagem inglesa se tornou indispensável à formalização de negócios ou mesmo esquemas produtivos de empresas. Quem já compreende inglês deve investir em outras línguas, principalmente espanhol ou mandarim.
  • Liderança: Com a pressão da necessidade de estarem preparados, muitos profissionais realizam diversos cursos, e de certa forma, se tornam aptos para exercer itinerários bem remunerados e de muita responsabilidade. Porém, a falta de experiência torna o objetivo difícil de ser alcançado.
  • Cargos com falta de profissionais
  • TI: Não somente no Brasil como todo o mundo sofre carência de profissionais especializados em JAVA, NET, C++, entre outras codificações reservadas à área.
  • Sustentabilidade: Apesar de nova, a área conta com bastante expectativa no futuro, cabendo destaque ao setor de energia e construção.
  • Assistência médica: O número de profissionais especializados está muito abaixo do crescimento atual no setor, principalmente por conta do aumento da expectativa de vida.
  • Pesquisa e Desenvolvimento: Bens de consumo, empresas especialistas em tecnologia e setor da indústria e ciência buscam especialistas para investir quantias financeiras nas pesquisas.
  • Vendas: Além de economizar e cortar custos, empresas do comércio buscam trabalhadores que consigam fazer as melhores vendas em curto espaço de tempo.

Foto: alexandretavora.blogspot.com.es

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…