Home Profissões A carreira de um engenheiro ambiental

A carreira de um engenheiro ambiental

3 min read
0
Carreira em engenharia ambiental
Engenheiro Ambiental

Atualmente, o mercado da engenharia civil vem crescendo em um ritmo acelerado. Em uma construção, por exemplo, a construtora é obrigada a contratar um engenheiro ambiental. Isso porque ele irá avaliar o impacto da obra sobre o meio ambiente, a fim de prevenir acidentes ambientais e a poluição de rios, mananciais e lençóis freáticos. Nas indústrias, ele é responsável por prevenir a poluição causada por gases lançados pelas chaminés.

O mercado para a área está estável. Os formados se inserem rapidamente no mercado ambiental. Na faculdade, o aluno aprenderá matérias das áreas biológicas e exatas. Várias áreas são abordadas durante o curso. As aulas vão desde matemática e química até topografia e ecologia. A partir do terceiro ano o conteúdo é aprofundado, permitindo o aluno calcular emissões de gases na atmosfera e avaliar impactos ambientais. O salário inicial é de R$ 3.732,00 trabalhando 6 horas diárias.

As oportunidades de emprego são maiores nas regiões Sul e Sudeste, pois são áreas que predominam o setor agrícola e industrial.  Na região Norte predomina setores como a exploração de minerais. As regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste são carentes de serviços sanitários. Nesses lugares o engenheiro deverá coordenar redes de distribuição e tratamento de água e esgoto, além de orientar a coleta de lixo e prevenir doenças.

O profissional poderá trabalhar em diversas áreas em todo o território nacional. Ele poderá criar mecanismos para diminuir os impactos ambientais na produção industrial, com o auxílio da biotecnologia. Uma das atividades mais difíceis é a recuperação de áreas. Por meio de um estudo aprofundado, o engenheiro tentará recuperar uma área bastante poluída, como por exemplo, um rio com bastante lixo. Há órgãos e prefeituras que contratam esse profissional para monitorar o ambiente marinho, prevenindo erosões em praias.

Quem diria que para preservar a natureza corretamente é necessário cursar uma faculdade? Com o aumento da tecnologia, nosso planeta é desgastado cada vez mais. A atuação de um engenheiro ambiental é essencial para que haja um controle da destruição do meio ambiente.

Foto: admetecbtos2012.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

As tarifas de táxi nas principais capitais do Brasil

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as tarifas de táxi irão variar bastante de acordo com …