
Atualmente, o mercado da engenharia civil vem crescendo em um ritmo acelerado. Em uma construção, por exemplo, a construtora é obrigada a contratar um engenheiro ambiental. Isso porque ele irá avaliar o impacto da obra sobre o meio ambiente, a fim de prevenir acidentes ambientais e a poluição de rios, mananciais e lençóis freáticos. Nas indústrias, ele é responsável por prevenir a poluição causada por gases lançados pelas chaminés.
O mercado para a área está estável. Os formados se inserem rapidamente no mercado ambiental. Na faculdade, o aluno aprenderá matérias das áreas biológicas e exatas. Várias áreas são abordadas durante o curso. As aulas vão desde matemática e química até topografia e ecologia. A partir do terceiro ano o conteúdo é aprofundado, permitindo o aluno calcular emissões de gases na atmosfera e avaliar impactos ambientais. O salário inicial é de R$ 3.732,00 trabalhando 6 horas diárias.
As oportunidades de emprego são maiores nas regiões Sul e Sudeste, pois são áreas que predominam o setor agrícola e industrial. Na região Norte predomina setores como a exploração de minerais. As regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste são carentes de serviços sanitários. Nesses lugares o engenheiro deverá coordenar redes de distribuição e tratamento de água e esgoto, além de orientar a coleta de lixo e prevenir doenças.
O profissional poderá trabalhar em diversas áreas em todo o território nacional. Ele poderá criar mecanismos para diminuir os impactos ambientais na produção industrial, com o auxílio da biotecnologia. Uma das atividades mais difíceis é a recuperação de áreas. Por meio de um estudo aprofundado, o engenheiro tentará recuperar uma área bastante poluída, como por exemplo, um rio com bastante lixo. Há órgãos e prefeituras que contratam esse profissional para monitorar o ambiente marinho, prevenindo erosões em praias.
Quem diria que para preservar a natureza corretamente é necessário cursar uma faculdade? Com o aumento da tecnologia, nosso planeta é desgastado cada vez mais. A atuação de um engenheiro ambiental é essencial para que haja um controle da destruição do meio ambiente.
Foto: admetecbtos2012.blogspot.com