Home Profissões A carreira de um engenheiro mecânico

A carreira de um engenheiro mecânico

4 min read
0
Emprego do engenheiro mecânico
Engenheiro mecânico

Criar protótipos e moldes, testar produtos finais, supervisionar processos de montagem e fazer testes serão algumas das tarefas do engenheiro mecânico. Devido a escassez de mão de obra qualificada, o Brasil está contratando profissionais de outros países para atuarem aqui. O mercado está bastante estável, por causa da instalação de indústrias nacionais e internacionais em nosso país. O salário inicial é de R$ 3.732,00 trabalhando 6 horas por dia.

O formado poderá encontrar emprego em todo o país, porém, as regiões em destaque são Sudeste e Nordeste. Há três áreas bastante disputadas atualmente: energia e meio ambiente, materiais e biociências. Na área de energia, o engenheiro deverá uni-la ao desenvolvimento sustentável, obtendo produção energética por meio de sistemas solares e nucleares. Nos materiais, ou biomateriais, é focada a produção de materiais metálicos, polímeros e peças de equipamentos. Na biociência, área que assessoria hospitais e laboratórios, são criados projetos de reabilitação e mecânica nos esportes.

Seu trabalho é essencial nas indústrias automotivas, navais, químicas e de construção civil. Costuma trabalhar conjuntamente com outros engenheiros, a fim de desenvolver sistemas e fazer manutenção em automóveis e aeronaves. Se desejar ingressar em uma empresa internacional, é necessário o conhecimento de outras línguas, principalmente o inglês e o espanhol.

Na faculdade o aluno irá aprender, no início, as matérias básicas da engenharia. Já nos anos seguintes, aulas como mecânica de fluídos, resistência de materiais e termodinâmica se tornarão comuns. As atividades são, em sua maioria, em laboratórios. Os estudantes contam ainda com tecnologia de ponta para o desenvolvimento de protótipos e estudos aprofundados. Para a criação de projetos, lembre-se que é necessário dominar a arte de desenhar.

Há diversas áreas em que o engenheiro mecânico pode atuar. Nas pesquisas, poderá fazer protótipos de máquinas para identificar erros e decidir quais as modificações necessárias. Nas fábricas, irá coordenar as etapas de fabricação de um produto. Com cursos complementares, poderá comercializar mercadorias e dar suporte aos clientes.

Com diversos investimentos na área de modernização de indústrias e pesquisas, o trabalho do engenheiro mecânico é fundamental. O mercado está bastante amplo nos últimos anos, e irá continuar assim segundo especialistas.

Foto: blog.atoshealthcare.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

As tarifas de táxi nas principais capitais do Brasil

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as tarifas de táxi irão variar bastante de acordo com …