Home Profissões A carreira de um engenheiro têxtil

A carreira de um engenheiro têxtil

3 min read
1
Importância do engenheiro têxtil
O engenheiro têxtil

No Brasil, a indústria têxtil está sendo totalmente reestruturada. As mudanças vão desde o processo de fabricação nas indústrias até a formação profissional do operário. O mercado está estável, mas deve crescer em alguns anos. As principais áreas de atuação do engenheiro têxtil são as de processos químicos, gestão de marketing, controle de custos, nanotecnologia e orientação de clientes. O salário inicial é de R$ 3.732,00 trabalhando 6 horas por dia.

A maior contratação do engenheiro têxtil está nas regiões Sul e Sudeste, devido ao grande número de indústrias de fabricação de roupas. Há grandes investimentos para este setor no Ceará, em Minas Gerais e Pernambuco, fazendo com que essas regiões sejam promissoras em ofertas de emprego. Nos últimos anos, o governo está investindo e criando incentivos para este setor, com promessa de novas ofertas de emprego para o mercado têxtil.

No primeiro ano da faculdade o aluno aprenderá matérias de engenharia, como matemática e química. Já nos anos seguintes, há estudos mais complexos, como a composição de tecidos, processos de confecção, malharia, tecelagem e desenvolvimento de produtos. Há também matérias como controle de qualidade e gerenciamento de negócios. A duração média do curso é de 5 anos, sem contar os cursos de aperfeiçoamento.

O engenheiro têxtil poderá trabalhar em diversos setores. Na área de pesquisas e desenvolvimento, o engenheiro irá desenvolver novos produtos, elaborar novos tecidos, criar fibras e integrar produtos químicos na fabricação de roupas. Nos processos industriais, ele é responsável pelas etapas de produção e por implantar novas tecnologias em fábricas. Além da fabricação de produtos, ele poderá planejar fábricas têxteis, criando máquinas para a melhoria dos processos.

Esta profissão ainda é um pouco desconhecida em nosso país. Mas com o incentivo do governo e a criação de novas fábricas no Brasil, atuar na engenharia têxtil está ficando cada dia mais difícil. Isso por causa da alta concorrência e da ótima remuneração. A dica para se destacar é fazer cursos de aperfeiçoamento no exterior e conhecer novos meios de fabricação de roupas.

Foto: iatecnotextil.wordpress.com

One Comment

  1. LEONARDO FREIRE

    23 junho, 2015 at 11:46 pm

    TENHO INTERESSE EM ENGENHARIA TÊXTIL

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

As tarifas de táxi nas principais capitais do Brasil

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as tarifas de táxi irão variar bastante de acordo com …