
O especialista em logística é responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos. A necessidade das empresas de manter um setor de logística adequado e eficiente faz com que o setor fique aquecido.
O especialista em logística pode atuar em fábricas e canais de distribuição como portos, aeroportos, empresas de transporte, atacadistas e varejistas. Um profissional flexível, disposto a trabalhar em horários alternativos e interessado no funcionamento de outras áreas da empresa é a pessoa ideal para atuar no setor de logística de fábricas, distribuidoras, atacadistas e varejistas em qualquer país.
Quem pretende trabalhar na área precisa ter conhecimentos em informática para trabalhar com bancos de dados e sistemas e necessita ser fluente em outras línguas, para se comunicar com fornecedores e clientes de várias partes do mundo.
Ser flexível, ter disponibilidade de horários e para viajar, gostar de trabalhar em equipes, saber outras línguas e ter conhecimentos de informática são características fundamentais para o especialista em logística.
O currículo mescla disciplinas de ciências exatas como estatística e física, e sociais aplicadas, como administração e marketing com outras bem específicas da área. Assim, estudam-se legislação aduaneira, comércio exterior, cadeia de suprimentos, armazenagem e manuseio de materiais, distribuição logística, formação de preços e terceirização de serviços de distribuição.
Conhecer cada um dos sistemas de transporte também é importante. Hoje existem cursos técnicos em logísticas, tecnólogos (graduação tecnológica) ou mesmo bacharelados na área. Ainda é possível estudar engenharias, administração ou economia.
Com o mercado aquecido devido ao crescimento da economia, profissionais formados em administração, economia e engenharias em geral são procurados para a função. O objetivo é usar os espaços de armazenagem de materiais da melhor forma possível, planejar o transporte desses produtos, tudo de forma rápida e com custo baixo.
O salário de um especialista em logística varia de acordo com a região, o porte da empresa e a qualidade do profissional. Em termos gerais para o nível técnico, formados em cursos tecnólogos, administração ou economia o salário inicial será entre 2 e 4 salários mínimos (menor para cursos mais básicos, maior para os cursos mais avançados). Para graduados em engenharias, o salário inicial pode chega a ser de 6 a 8 salários mínimos.
Foto: geineroviedo.blogspot.com