Home Profissões A carreira de um especialista em logística

A carreira de um especialista em logística

4 min read
0
Trabalho como especialista em logística

O especialista em logística é responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos. A necessidade das empresas de manter um setor de logística adequado e eficiente faz com que o setor fique aquecido.

O especialista em logística pode atuar em fábricas e canais de distribuição como portos, aeroportos, empresas de transporte, atacadistas e varejistas. Um profissional flexível, disposto a trabalhar em horários alternativos e interessado no funcionamento de outras áreas da empresa é a pessoa ideal para atuar no setor de logística de fábricas, distribuidoras, atacadistas e varejistas em qualquer país.

Quem pretende trabalhar na área precisa ter conhecimentos em informática para trabalhar com bancos de dados e sistemas e necessita ser fluente em outras línguas, para se comunicar com fornecedores e clientes de várias partes do mundo.

Ser flexível, ter disponibilidade de horários e para viajar, gostar de trabalhar em equipes, saber outras línguas e ter conhecimentos de informática são características fundamentais para o especialista em logística.

O currículo mescla disciplinas de ciências exatas como estatística e física, e sociais aplicadas, como administração e marketing com outras bem específicas da área. Assim, estudam-se legislação aduaneira, comércio exterior, cadeia de suprimentos, armazenagem e manuseio de materiais, distribuição logística, formação de preços e terceirização de serviços de distribuição.

Conhecer cada um dos sistemas de transporte também é importante. Hoje existem cursos técnicos em logísticas, tecnólogos (graduação tecnológica) ou mesmo bacharelados na área. Ainda é possível estudar engenharias, administração ou economia.

Com o mercado aquecido devido ao crescimento da economia, profissionais formados em administração, economia e engenharias em geral são procurados para a função. O objetivo é usar os espaços de armazenagem de materiais da melhor forma possível, planejar o transporte desses produtos, tudo de forma rápida e com custo baixo.

O salário de um especialista em logística varia de acordo com a região, o porte da empresa e a qualidade do profissional. Em termos gerais para o nível técnico, formados em cursos tecnólogos, administração ou economia o salário inicial será entre 2 e 4 salários mínimos (menor para cursos mais básicos, maior para os cursos mais avançados). Para graduados em engenharias, o salário inicial pode chega a ser de 6 a 8 salários mínimos.

Foto: geineroviedo.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

As tarifas de táxi nas principais capitais do Brasil

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as tarifas de táxi irão variar bastante de acordo com …