Home Profissões A carreira de um gastrônomo

A carreira de um gastrônomo

4 min read
0
Gestão de restaurates

A gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Um gastrônomo pode ser um cozinheiro, mas também pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação. Isso inclui não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados, como por exemplo, o vestuário e a música ou dança que acompanham as refeições.

Por essas razões, a gastronomia tem um foro mais alargado que a culinária, que se ocupa mais especificamente das técnicas de confecção dos alimentos. Um provador de vinhos é um gastrônomo especializado naquelas bebidas e, muitas vezes, é também um gastrônomo no sentido mais amplo do termo.

É importante o profissional dominar a história dos alimentos, da cultura dos diversos países e da ciência dos ingredientes, além ser criativo e ter muito cuidado com a qualidade. O gastrônomo pode se especializar em determinado tipo de cozinha, como francesa, italiana ou espanhola e de técnica, como confeitaria ou panificação.

O curso tem duração média de quatro anos, e desde o primeiro ano ele mescla matérias práticas com teóricas. Na parte teórica, os destaques ficam para a história da gastronomia, bioquímica, microbiologia e segurança dos alimentos, funcionamento de restaurantes, desenvolvimento de pessoal e higiene, além de sociologia, matemática, estatística, psicologia, direito, legislação aplicada e gestão financeira.

A prática é recheada de disciplinas como coquetéis e drinques, panificação, sobremesas, confeitaria, cozinhas brasileira e internacional, arte em frutas e legumes, enologia, café da manhã e serviço de quarto e cozinha alternativa. Em alguns cursos fazem parte do currículo aulas de inglês, espanhol e francês instrumentais.

Enquanto o bacharelado dá mais ênfase na gestão dos empreendimentos do setor, o curso tecnológico, que tem duração média de dois anos, é mais focado na prática – a preparação de alimentos e bebidas. O profissional pode atuar em diversos setores, como chefe de cozinha, chef epâtissier, personal chefe, consultoria, segurança alimentar, desenvolvimento de produtos, gestão do negócio, dentre outros.

É fundamental manter-se sempre atualizado para identificar tendências. Cada vez mais os empreendimentos têm dado preferência a profissionais bem formados, com curso superior e vivência na área. É importante o recém-formado investir numa especialização. Ter experiência internacional na área escolhida para atuação também pode ajudar na carreira.

Foto: gastronomi80.blogspot.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

As tarifas de táxi nas principais capitais do Brasil

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as tarifas de táxi irão variar bastante de acordo com …