Home Profissões A carreira de um gestor de recursos humanos

A carreira de um gestor de recursos humanos

4 min read
0
Trabalahar na gestão dos recursos humanos

Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla ‘RH’, é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

O profissional que trabalha na gestão de recursos humanos é importante em todos os tipos de instituições e suas responsabilidades variam de acordo com a natureza, dimensão e setor da organização. O gestor de recursos humanos pode optar por ser um generalista e fazer de tudo um pouco ou se especializar em áreas como recrutamento, treinamento ou legislação trabalhista.

O gestor de recursos humanos é o profissional que coordena e desenvolve estratégias de atuação e também de trabalho para os funcionários de uma determinada empresa, ou seja, é o responsável pela gestão do departamento pessoal de uma empresa.

Considera-se também de responsabilidade do gestor de recursos humanos o bem-estar da equipe de funcionários de uma empresa, bem como o cumprimento dos direitos trabalhistas, pagamentos de todas as contribuições e a contratação e demissão dos funcionários.

Além de trabalhar dentro de uma empresa na gestão de pessoas, o gestor de recursos humanos pode trabalhar em empresas especializadas em colocação e recolocação profissional, prestando consultoria a empresas na tentativa de contratar um profissional. Para tal realiza entrevistas, provas de emprego, reuniões dinâmicas de grupo e etc. O responsável pelo departamento de recursos humanos também pode trabalhar com a orientação profissional, com a aplicação de testes vocacionais e de outras técnicas psicoterápicas.

Para trabalhar com recursos humanos é necessário que o profissional se interesse pelas relações humanas e tenha facilidade em lidar com as pessoas. Outras características interessantes são a responsabilidade, visão humana, capacidade de observação, organização e elaboração de estratégias, capacidade de seguir um planejamento e raciocínio rápido, habilidades de comunicação o consciência comercial dentre outras.

O grande diferencial competitivo entre as organizações está em atrair e manter talentos. Por esse motivo o perfil do gestor vem atendendo cada vez mais a uma demanda crescente no mercado de trabalho. Lembrando que as empresas estão reconhecendo cada vez mais a importância de ter um profissional que conheça políticas de gestão de pessoas de forma a garantir as metas organizacionais da mesma.

Foto: louderidiomas.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

As tarifas de táxi nas principais capitais do Brasil

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as tarifas de táxi irão variar bastante de acordo com …