
O gestor hospitalar organiza instituições dedicadas à saúde como clínicas, laboratórios, hospitais e asilos. É o profissional que planeja, organiza e gerencia os processos de trabalho em saúde e das instituições hospitalares.
Suas atribuições passam pelo controle de estoques e fluxo de materiais, gerenciamento da manutenção de equipamentos, controle de procedimentos ligados à administração geral e à limpeza e fluxo de resíduos hospitalares, apoio estratégico em campanhas como coleta de sangue ou controle de epidemias, gestão de recursos humanos dentro de unidades ligadas à saúde, dentre outras atividades.
Este profissional trabalha também em prol da evolução do sistema de saúde e das novas funções e papéis do hospital. Vale ressaltar que o mercado de trabalho carece de mão de obra qualificada para gerenciar o setor de saúde. Durante o curso de gestão hospitalar, os alunos têm aula nas áreas de saúde e de administração. No primeiro ano a maior parte da grade curricular é composta de matérias de exatas. Estudam-se matemática, estatística, contabilidade, custos hospitalares, economia, orçamentos hospitalares, informática em saúde e logística empresarial.
A duração do curso varia de 2 a 3 anos, dependendo da instituição em que é oferecido. Algumas disciplinas oferecidas também são direito sanitário, modelos de gestão, organização do sistema de saúde do Brasil, informática hospitalar, administração de enfermagem hospitalar e marketing hospitalar.
Este profissional pode atuar em hospitais e seus setores, clínicas e unidades de saúde, laboratórios médicos, empresas prestadoras de serviço em saúde, policlínicas, clínicas isoladas, unidades de saúde, laboratórios, empresas de exames clínicos, farmácias e empresas de seguro hospitalar.
Dentre as mais variadas competências do gestor hospitalar estão a administração de recursos humanos, técnicos e financeiros (gestão de pessoas, materiais e equipamentos), direção e coordenação das atividades de um hospital (público ou privado). Organização e controle do sistema de compras e dos custos, cuidado com a manutenção dos equipamentos e do estoque de materiais, gerenciamento das áreas de apoio e logística hospitalar.
Vale ressaltar que este profissional também pode atuar na supervisão do dia a dia do hospital (questões burocráticas e administrativas), supervisão de contratos e convênios, contato com os médicos e enfermeiros e controle do quadro de servidores, diagnóstico de problemas e busca de suas soluções. Pode trabalhar para manter a infraestrutura do espaço físico, determinando o melhor uso para ele. O salário inicial mensal desse profissional está na média de R$ 1.800,00.
Foto: anglocaxias.wordpress.com
Web Hosting
23 junho, 2017 at 10:52 am
Quanto maior o nivel de escolaridade, mais o profissional estara apto a ocupar vagas de maior responsabilidade na carreira. Gerenciar equipes de trabalho, mantendo contato com medicos, enfermeiros e membros da equipe administrativa.
markenting
24 novembro, 2017 at 5:17 pm
Design não é apenas o que se vê e o que se sente. O design é sobre como funciona. Faça do cliente o herói da sua história. As pessoas certas para começar um vídeo blog são aquelas que têm paixão por contar historias.
parabens pelo conteudo