Home Dicas para o trabalhador A importância da gestão de tempo

A importância da gestão de tempo

4 min read
0
A boa gestão do tempo aumenta produtividade no trabalho.

Durante grande parte da história da humanidade, um dos maiores desejos do homem foi ter controle sobre o tempo. E esse desejo se mostra extremamente presente nos dias de hoje, onde tempo significa de fato dinheiro e é ele que move o mundo.

Cada vez mais precisamos fazer diversas coisas ao mesmo tempo e sempre com excelência. E, muitas vezes, acabamos por não conseguir executar tudo o que era necessário fazer por perder a noção do tempo ou não aproveitá-lo da maneira devida.

Algumas dicas podem ajudar na gestão do tempo:

Defina um foco: a gestão de tempo nada mais é do que escolher quais serão as suas prioridades no momento. A tarefa, aparentemente de fácil execução, torna-se complicada pois muitas vezes o funcionário tem a percepção de que tudo o que ele faz é realmente importante e imprescindível.  Um dos métodos que podem ajudar é fazer a si mesmo algumas perguntas:

  • Qual o prazo de entrega desse projeto?
  • Quantas áreas estão trabalhando nele?
  • Esse caso pode me servir futuramente como referência?

Organize-se: sem uma visão clara do que deve ser feito no dia, perder tempo é algo quase que inevitável. Por mais metódico que possa parecer, montar uma planilha com as atividades que devem ser executadas no dia ajudam a fazer as horas renderem de modo significativo.

Saiba dizer não: talvez uma das coisas mais difíceis de se aprender, não apenas no mundo profissional mas como na vida em si. A maioria das pessoas foi criada com a ideia de que precisa administrar tudo o que lhe é delegado e que pedir ajuda demonstra preguiça ou incapacidade.

Se esse é o seu caso, lembre-se de que o trabalho é o seu cartão de visitas e que, quanto mais bem feito, melhor. Mas não é possível cuidar de tudo quando existem diversas tarefas para se fazer.  Defina o que é importante, peça ajuda ou delegue o que não for urgente. Essa é uma das lições mais complicadas de se aprender, mas o custo-benefício é recompensador.

Tenha prazer naquilo que faz: apesar de fundamental, criar um método de gestão de tempo e mantê-lo é algo que exige um rigor e uma disciplina que só são conseguidas quando estamos fazendo algo que gostamos muito. Então tenha certeza de que realmente gosta daquilo que vai fazer pois, caso contrário, dificilmente será capaz de manter essa rotina.

Foto: RBerteig no Flickr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …