
Falar sobre como a profissão era encarada e como perdeu espaço para outras.
Há bem pouco tempo atrás, com o advento da internet e todas as possibilidades que ela proporciona (como ler esse artigo em uma tela de monitor, por exemplo), trabalhar no setor de Tecnologia da Informação se apresentava como uma opção que oferecia enorme possibilidade de bons ganhos financeiros e profissionais. Mas atualmente essa situação anda bem diferente e a área anda perdendo espaço para outros segmentos que estão em alta, como varejo e petróleo e gás.
Para recuperar o prestígio que anda perdendo, os profissionais da área estão apostando em uma “sêniorização” das tarefas executadas no dia a dia: antes visto como “salvador da pátria” ao recuperar arquivos perdidos em CPU’s ou apagador oficial de incêndios nos casos de quedas de sistema, quem trabalha na área procura pensar de forma estratégica, prevendo as necessidades futuras que a organização terá para implementar uma tecnologia que estruture o trabalho a ser realizado e sugerindo mudanças e projetos que a ajudem a se atualizar de forma tranquila e segura.
Estratégia faz toda a diferença
Esse novo profissional de TI, que além de realizar a parte operacional procura ir mais além e pensar em alternativas digitais que possam facilitar os processos executados diariamente pela empresa, otimizando o tempo de trabalho e gerando mais resultado, é “a menina dos olhos” dos principais gestores da área. E o que fazer para se tornar esse profissional?
Ir além do seu escopo de operacional de trabalho é a regra fundamental para quem deseja se destacar na multidão. Uma boa dica é se aproximar da área de RH, a fim de aprender mais sobre gestão, e estreitar relações com os líderes de cada departamento, procurando saber quais são suas maiores queixas e pensando no que pode fazer para solucioná-las.
O que o profissional de TI precisa entender é que a tecnologia em si saiu de seu domínio e passou a ser de suma importância para todos os setores da empresa. Mas eles ainda detém a técnica que os permite reconhecer quando é possível melhorar algum processo e é esse o fator que é necessário priorizar para ser reconhecido como um profissional pensante e não como só mais um braço executor.
Olhe além da sua área e procure enxergar de forma completa a empresa em que você trabalha. Invista em planos de carreira cursos de gestão e converse com profissionais de outras áreas, a fim de saber como é possível melhorar sua vida no trabalho. Esses são esforços que, com certeza, renderão belos frutos daqui há alguns anos.
Foto: tallerfinanciero2011.blogspot.com