Home Formação Além do Enem, os Estudantes devem conhecer o SiSU

Além do Enem, os Estudantes devem conhecer o SiSU

4 min read
0
Além do Enem, é importante acompanhar o SiSU

Nesse ano, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, quando cerca de seis milhões e duzentos mil estudantes passarão o final de semana em meio a diversos testes e avaliações que tem por objetivo aferir o desenvolvimento de cada estudante ao longo dos seus anos na escola.

Mais do que isso, o Enem é a porta de entrada para os estudantes que desejam frequentar uma graduação superior, mas que não possuem condições financeiras que permitam a realização desse sonho. O Programa Universidade para Todos, ProUni, usa a pontuação conquistada nesse exame como método para classificar seus futuros bolsistas.

Após a realização da prova e envio do gabarito para todos os alunos, entra em ação a segunda etapa do processo de seleção do ProUni, que conta com a ajuda do Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como SiSU, um sistema informatizado que auxilia tanto os jovens que estão à procura do curso ideal como as faculdades  ou centros universitários que participam do programa.

Sistema de Seleção Unificada

O candidato à vaga, ao receber o seu gabarito e conferir que possui a pontuação necessária para participar do programa, deve acessar o SiSU e efetuar a sua inscrição no site. No momento do cadastro, ele deve escolher duas instituições onde gostaria de estudar e selecionar se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às voltadas para programas de política alternativa (como as cotas).

Ao final do prazo de seleção, o próprio sistema selecionará automaticamente os alunos mais bem classificados para cada vaga ofertada. É feita a primeira seleção, onde os candidatos precisam provar por meio de documentos que não possuem a verba necessária para o pagamento da mensalidade.

Então realiza-se uma segunda chamada para as vagas cujos participantes não conseguiram comprovar a renda e, caso ainda existam vagas, elas são direcionadas aos candidatos que aguardam numa lista de espera.

Qualquer pessoa pode se inscrever no SiSU. Os únicos requisitos são estar, no mínimo, freqüentando o último ano do Ensino Médio e ter participado da última edição do Enem e conseguido uma nota na redação acima de zero.

Para saber mais sobre o SiSU , acesse o site desenvolvido pelo Ministério da Educação e tire todas as suas dúvidas. Para quem, por um motivo ou outro, sempre desejou mas ainda não consegui se formar, esse é um belo pontapé inicial!

Acompanhe dicas para manter a concentração nos estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …