Home Notícias trabalho Amnésia corporativa: significado

Amnésia corporativa: significado

4 min read
0
Gestão do Conhecimento
Gestão do conhecimento
Amnésia corporativa é expressão usada para descrever situação em que as empresas, e outros tipos de organizações cooperativas, perdem a memória de como fazer as coisas. A condição é realizada de maneira análoga à amnésia de indivíduo. As causas são variadas. Os funcionários têm recuperação da memória curta e seletiva inerente ao lado de atitude defensiva que filtra os eventos indesejáveis em que os empregadores estão envolvidos.

Ladeando isso estão os efeitos da única grande mudança na prática do trabalho para pelo menos há um século – encorajar mercado de trabalho flexível.  Mudança foi inicialmente relacionada ao downsizing, mas agora é uma característica geral do mercado de trabalho em si, onde, em média, emprega rotatividade anual superior a 20% em muitos países e até 60% em alguns setores da indústria.

Custos da amnésia corporativa

Em primeiro lugar, a organização tem que reaprender a prática produtiva de maneira contínua. Períodos de indução de até 12 meses são típicos e caros, com custos diretos calculados em 46% do salário anual de empregado da linha de frente a 240% para gerente médio.

Em segundo lugar, o corpo de evidências estaria disponível para uma melhor tomada de decisão, situação que afeta a capacidade das organizações de aprender de forma eficiente a partir das próprias experiências. Ao incentivar altos níveis trabalho, as organizações conscientemente escolhem operar de forma isolada para própria experiência dura da conquista adquirida cara, dependendo das experiências de outros aspectos não relacionados. No terceiro lugar, com a relação entre conhecimento e poder intimamente ligados, o corpo corporativo tem que permitir o comando deslocado.

Evolução ordenada tornou-se uma revolução disforme com coisas como cultura corporativa, ética, valores, usos experimentados e testados que lutam para manter um equilíbrio. Também conhecido como esquecimento institucional, amnésia corporativa está entre os maiores constrangimentos para a tomada de decisão e excelência maciça do contribuinte para produtividades deficientes.

Gestão do conhecimento

Amnésia corporativa e memória organizacional fazem parte do vocabulário novo associado com o amplo disciplino conhecido como gestão do conhecimento, sob o guarda-chuva da Era da Informação. A evidência física é conhecida como conhecimento explícito, enquanto o mais cerebral é chamado de sabedoria tácita. Ela é essencial para a eficiência da tomada de decisões e de aprendizagem experiencial no sentido de construir sobre o sucesso e escapar da pandemia de erros repetidos.

Por causa dos altos níveis de rotatividade de empregos no mercado de trabalho moderno, muito do conhecimento tácito é inexistente dentro das organizações.

Foto: administracaonoblog.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…