Home Mercado de trabalho Amplie a imagem da sua empresa

Amplie a imagem da sua empresa

Saiba como ampliar a imagem da sua empresa

Há determinadas vezes que deixar de ver o pequeno tamanho de sua empresa pode ser fator decisivo para superar os obstáculos ao crescimento da mesma. Como afirma o ditado popular, às vezes é tão importante ser assim como parecer, essa é uma lei de grande importância no mundo dos negócios, em que aparentar aos seus clientes determinada imagem pode gerar lucros significativos em vendas, contratos e projetos futuros.

Ter um escritório elegante para realizar as reuniões com sua carteira de clientes, uma secretária que gestione e sincronize a agenda e os compromissos, uma ampla estrutura de colaboradores e uma página web que transmita uma boa impressão e imagem de seu negócio são pontos fundamentais para fazer a diferença entre ganhar e perder contratos interessantes. E tudo isso pode ser feito de maneira low cost, isto é, com pouco dinheiro, muita criatividade e vontade de empreender.

Em muitas ocasiões, comportar-se como grande empresa pode ser útil para obter uma série de benefícios. Se você está começando suas atividades como empreendedor, pondo suas ideias em prática e desenvolvendo sua pequena empresa no mundo organizacional, vale a pena ter em conta as seguintes dicas:

  • Mostre fortaleza: invista em inovação, pessoal qualificado e imagem.
  • Destaque e diferencie: quando a oferta esteja baseada na capacitação pessoal, os elementos externos devem ser os pontos diferenciadores. Uma web com impacto, muitas vezes, cumpre perfeitamente o papel de um fantástico currículo.
  • Satisfaça seus clientes: o esforço por parecer maior leva a uma melhora significativa nos quesitos atenção ao cliente e provedores, o que também, por sua vez, favorecerá e direcionará as opiniões sobre a empresa.
  • Atraia investidores: mostre que seu empreendimento tem vocação ganhadora, que sabe posicionar-se no mercado e que seu networking é de grande valia.

Igualmente como a maquiagem, a chave está em corrigir as imperfeições e ressaltar as áreas mais atrativas do seu negócio, mas sem borrões ou exageros para que o resultado seja sempre o mais natural possível. É sempre satisfatório ter um escritório com bom aspecto e preferencialmente em uma zona representativa. A opção mais habitual é o aluguel, mas caso você não conte com uma boa reserva financeira, hoje em dia há a viabilidade de alugar uma sala por horas ou em determinados dias, o que se torna uma opção mais econômica para receber visitas e realizar as principais tarefas.

Na falta de um serviço de secretariado, conte com o sistema de assistência virtual. O salto de nível é perceptível quando contamos com um apoio administrativo de atenção ao cliente, gestão de agenda, atenção telefônica e controle de emails. O sistema virtual é completo e aprimora a gestão de comunicação do seu negócio.

Troque as viagens por vídeo conferências. Tanto o meio de transporte quanto o hotel escolhidos dizem muito sobre sua empresa. Se você tem os gastos controlados, sugira a seus interlocutores uma vídeo conferência, procedimento cada vez mais comum e presente nas grandes negociações. Aporte sempre uma documentação especializada e atualizada, uma biblioteca qualificada representa valor agregado ao seu empreendimento. Demonstre que você tem acesso às melhores fontes de informação e quando tiver que elaborar um projeto técnico, lembre-se que as Câmaras de Comércio, as Universidades e os Centros de Investigação contam com acervos especializados e de total confiança, além disso contam com base de dados e informes econômicos que nem sempre estão disponíveis na internet.

Trabalhe em sociedade. Uma forma de ter um escritório e pessoal administrativo, sem assumir a totalidade de custos é dividir com outros profissionais, de preferência de áreas relacionadas. Para isso não se faz necessário criar uma sociedade formal: fixe o contrato de aluguel em condições de uso e responsabilidades dos gastos que ocorram, desta forma cada profissional fatura de forma direta a seus clientes e os custos do próprio escritório são divididos de forma proporcional.

Venda a sua presença. Saiba tirar proveito da falta de um escritório fixo e amplie sua mobilidade. Se você somente necessita uma conexão à internet ofereça seus serviços como implant – desenvolver funções e tarefas nas instalações do cliente.

Ofereça mais serviços e amplie a gama de seus negócios. Não reduza sua carteira de serviços à sua especialidade, uma forma de mostrar um maior porte de negócios é atender seus clientes em mais áreas. Não invente dados e estatísticas, ofereça sempre informações oficiais. Os colegiados profissionais, as associações empresariais e as câmaras de comércio disponibilizam assessoramento jurídico, empresarial, fiscal e trabalhista para seus associados.  Por fim, tenha em conta que da mesma forma como você se veste para uma reunião importante você deve construir sua web com o melhor desenho. Um bom pacote pré desenhado por um provedor de hosting e a manutenção e atualização permanente são pontos essenciais para o bom desenvolvimento e imagem do negócio.

Todo negócio necessita experimentar o crescimento e a análise de alguns fatores para atingir esse objetivo são essenciais. Dê uma atenção especial ao momento e às oportunidades que vivem seu projeto, priorize ideias e estude avanços, analise consequências e objetivos futuros a curto e longo prazo, implemente o modelo de negócio, intermedie situações mediante economias de escala, trace um paralelo entre rentabilidade e saídas, planifique o crescimento e gestione a parte virtual e tecnológica do seu projeto.

A impressão comercial é tão significativa quanto a confiabilidade do negócio. Faça sim um business plan, planejar ideias aumenta a viabilidade técnica e ajuda a tornar seu empreendimento mais interessante. Isso não se configura como um trâmite, mas sim como uma ferramenta própria de reflexão e concretização para identificar lacunas ainda não preenchidas. Há que manter o consenso entre a visão de um novo projeto e a viabilidade do mesmo. Valore a concorrência e proponha a inovação, esteja pronto para adequar-se às mudanças e focar estratégias. Antecipe suas ideias e estude alternativas. Atualmente contamos com as mais diversas oportunidades tecnológicas e devemos saber aproveitá-las, são ferramentas que possibilitam tornar os empreendimentos mais lucrativos, ágeis e cômodos.

Foto: trainingcompany.com.br

2 Comments

  1. Raquel

    18 abril, 2012 at 1:40 pm

    Olá Paula¡ Parabéns pelo artigo muito legal e útil.

    Reply

  2. Fatima Masip

    18 maio, 2012 at 5:40 am

    Paula Saudações, Li seu artigo com muito cuidado a fim de trazer mais ideias para expandir a imagem da minha empresa.

    Acho que é muito difícil dar idéias melhores para todas as dicas e estratégia de ação que indicam parece muito completo.

    Eu tenho uma empresas marketing ea imagem de clientes da minha empresa é atingir toda a sua confiança em nosso trabalho e ter os meios adequados, e os profissionais mais responsáveis​​, além de reuniões semanais em que as idéias são apresentadas e as ações tomadas.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Startup Brasil

Que os olhos estrangeiros estão brilhando quando se fala de Brasil já não nos é novidade, …