
Não sabe como negociar? Abaixo, você pode conferir algumas dicas que irão te ajudar a desenvolver essa habilidade:
Conheça o seu escopo de trabalho: quanto mais informações você possuir no momento, melhor. Como nunca se sabe quando essa habilidade será requisitada, comece fazendo um levantamento de todas as tarefas do seu dia.
Anote tudo: desde os e-mails padrão que você precisa enviar até o desenvolvimento de relatórios mais complexos. Assim, você já terá uma noção do que faz parte do seu trabalho e saberá negociar de forma mais vantajosa.
Planeje-se: defina suas tarefas em três blocos: diárias, prioritárias e pontuais. Ter em mente qual a classificação do trabalho cujo prazo você deseja alterar já é meio caminho andado.
Tenha noção de tempo: nos primeiros dias de atividade, anote em um caderno ou numa planilha a hora em que você começou e terminou cada atividade, desde as mais simples às mais trabalhosas.
Depois de algum tempo, você já terá noção da quantidade de horas necessárias para executar uma tarefa e já poderá dizer instantaneamente ao superior que a requisitou se é possível ou não entregá-la no prazo sugerido.
Construa argumentos sólidos: saber de forma concreta os motivos que irão impossibilitar a realização da tarefa já é um ponto importante para uma negociação de sucesso, pois uma explicação lógica e coesa irá satisfazer a maioria das dúvidas.
Deixe a decisão na mão do cliente: ao ver que não conseguirá entregar determinado trabalho no tempo estipulado ou aparecer uma demanda de última hora, vale muito à pena conversar com o superior, explicando as tantas coisas que você está fazendo ao mesmo tempo e pedindo para que ele te ajude escolher as tarefas prioritárias. Assim você já mostra o quão sobrecarregada(o) está e faz com que a decisão do que priorizar seja dele; poupando discussões futuras.
E a dica de ouro: avise com antecedência: em nada irão adiantar as outras dicas se você deixou esse tipo de aviso pra última hora: irá causar uma má impressão e bem provavelmente seus superiores irão pensar que seu problema foi mais desorganização do que falta de tempo.
Foto: billhubbell.wordpress.com