Home Mercado de trabalho As Empresas de Trabalho Temporário e a preparação de futuros

As Empresas de Trabalho Temporário e a preparação de futuros

As Empresas de Trabalho Temporário são uma boa opção para os jovens

Se denomina Empresa de Trabalho Temporário – ETT – aquela cuja atividade consiste em colocar à disposição de outra empresa (empresa usuária), com caráter temporário, trabalhadores por ela contratados. No trabalho temporário sempre se produz uma relação tripla. A que se produz entre a ETT e o trabalhador (relação trabalhista), a que se estabelece entre a ETT e a empresa contratante do serviço (relação mercantil) e a existente entre a empresa usuária e o próprio trabalhador, que é uma relação funcional.

Quando uma empresa necessita cubrir, temporariamente, um posto de trabalho recorre a uma ETT e estabelecem, mediante contrato, uma relação mercantil. Depois a ETT realiza um processo de recrutamento e seleção para encontrar o trabalhador adequado às necessidades da empresa usuária, procedendo  com a sua contratação e estabelecendo uma relação trabalhista. E, por fim, o trabalhador que foi selecionado pela ETT prestará seus serviços na empresa usuária, que é a que gera o trabalho temporário.

O amplo conhecimento que uma ETT tem do mercado de trabalho lhe permite encontrar facilmente um trabalho adequado a cada candidato, colocando à disposição da empresa usuária o trabalhador cujo perfil corresponde às necessidades da mesma. As empresas de trabalho temporário, diferente de outras modalidades de empresas, contratam diretamente aos trabalhadores e, posteriormente, os cedem à empresa usuária, delegando-as a direção e o controle do tipo de trabalho a ser desenvolvido.

Uma vez conhecida as necessidades da empresa contratante do serviço, a ETT inicia um processo seletivo e especializado para obter o trabalhador mais idôneo que cubra, atendendo às especificidades demandadas pela empresa usuária, às necessidades da mesma. A partir deste momento, o trabalhador pode estar seguro de que o posto de trabalho se ajusta a suas preferências, formação e outras circunstâncias a fim de conseguir a maior integração possível entre o trabalhador e a empresa e a plena satisfação de ambas durante o tempo de duração da prestação de serviços.

Através da oportunidade de um trabalho temporário, o trabalhador adquire uma experiência profissional que se faz necessária no processo de integração no mercado, bem como tem a possibilidade de conhecer empresas de diferentes setores. Isso tudo auxilia durante o caminho adequado para conseguir um emprego fixo.

As necessidades de pessoal que as empresas costumam ter em consequência das eventualidades que surgem em múltiplas áreas de atividades, muitas vezes configuram como uma clara oportunidade de emprego aos trabalhadores que têm dificuldade ao introduzir-se no mercado de trabalho. Além disso, trabalhar para uma ETT também contribui como ponte ao emprego estável e como ajuda à implementação da formação e qualificação profissional, cada vez mais imprescindível.

Hoje em dia, 30% dos trabalhadores de uma ETT têm acesso ao contrato fixo em alguma das empresas usuárias assim como têm a oportunidade de implementar seu processo de qualificação profissional, segundo dados do Ministério do Trabalho. Outra vantagem é que a ETT oferece vagas para todos os tipos de trabalho, em diversas categorias, com ou sem experiência, em jornada completa ou parcial.

Fica muito mais fácil para as empresas contar com o trabalho das ETT’s. São diversas as ocasiões em que se faz necessário resolver situações pontuais, seja pela crescente demanda dos clientes, casos de doença e/ou acidente de algum empregado ou ainda qualquer circunstância decorrente de férias, maternidade, serviço militar, entre outros. São nesses casos que as empresas precisam solucionar, o mais breve possível, pessoal qualificado, com o menor erro de seleção e simplificação da gestão de recursos humanos e é neste ponto em que os interesses se cruzam..

As empresas de trabalho temporário simplificam o processo para a empresa contratante, buscam o melhor candidato para o tempo correto e a vaga certa. Dessa maneira a contratante do serviço não assume riscos, já que a formação estará a cargo da ETT, a qual também fornecerá a troca de custos fixos por custos variáveis. O trabalhador selecionado conta com a garantia do mesmo nível de segurança e saúde que os outros empregados possuem, pois a prevenção trabalhista deve estar integrada ao conjunto de atividades e decisões da empresa, tanto em processos técnicos como em linha hierárquica. O trabalho temporário é uma necessidade que emana da atividade de determinada empresa. Foi essa necessidade que deu origem ao nascimento das ETT’s como gestores de um mercado que exige cada vez mais qualidade e profissionalismo dos trabalhadores selecionados.

Segundo pesquisa setorial, realizada nos anos de 2009/2010 – trabalho temporário e terceirização no Brasil, encomendada pelo Instituto de Pesquisa Manager – Ipema, o Brasil tem hoje mais de 1.6 mil empresas de trabalho temporário registradas no Ministério do Trabalho – a maioria nos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. O estudo mostra também que o faturamento atual do setor chega a R$19 bilhões/ano e a média dos trabalhadores ocupando vagas temporárias gira em torno de 902 mil ao mês. Datas como o Dia das Mães e a Páscoa são consideradas as mais atrativas quando relacionadas à oferta de contratação, portanto os meses de abril e maio oferecem grandes oportunidades para quem busca conciliar sua rotina com um trabalho temporário ou inserir-se no mercado.

O Brasil é o quarto país que mais gera trabalho temporário, As três primeiras colocações são ocupadas pelos Estados Unidos, Japão e Reino Unido, segundo a CIETT – International Confederation of Private Employment Agencies –. Devido ao aumento da demanda e/ou substituição de funcionários efetivos, se faz muito comum a efetivação dos candidatos selecionados por uma ETT. Jovens em situação de primeiro emprego já representam 14.5% das vagas preenchidas. E um dado importante: idosos também aumentaram sua participação no mercado de trabalho temporário e respondem por 14.3% dos contratos.

O trabalho temporário, sem dúvidas, é um dos caminhos mais eficientes para a preparação de futuros profissionais. É preciso estar atento a cada oportunidade oferecida pelas empresas de trabalho temporário e aproveitá-la de maneira eficaz. Ficar de olho a datas importantes, como Páscoa, Dia da Mães, Dia dos Namorados e Natal funciona como alerta, pois os setores de serviços, comércio e indústria têm agitado o mercado de vagas temporárias e ainda mais quando falamos de Brasil, que tem seu perfil mercadológico ampliado ao crescimento econômico dos últimos anos.

Foto: hrportugal.pt

2 Comments

  1. Henrique Miguel

    22 março, 2012 at 10:33 am

    Eu tive muita boa experiencia numa ETT. De fato, eu tenho meu emprego fixo graças a uma ETT. Além disso, eu ganhei muita experiência.

    Reply

  2. Sheila

    29 maio, 2012 at 2:08 pm

    Agências de trabalho temporário em tempos de grande necessidade e poucas ofertas de emprego são muito importantes porque pelo menos você começa a ter canalizado as entrevistas e que o currículo é apresentado pelo ETT para a empresa em busca de um empregado.

    Últimos 3 eu consegui trabalhar com uma ETT e espero ter sorte e encontrar um emprego permanente como disse Henrique.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Startup Brasil

Que os olhos estrangeiros estão brilhando quando se fala de Brasil já não nos é novidade, …