Home Entrevista de emprego Bons comunicadores têm mais facilidade para conseguir um emprego

Bons comunicadores têm mais facilidade para conseguir um emprego

5 min read
0
Boa comunicação é importante para de conseguir um emprego

Durante um processo seletivo, o candidato tem pouco tempo para convencer o empregador que tem potencial para ocupar a vaga. Por isso, saber se comunicar de forma eficiente pode ser o caminho mais rápido para seguir no processo de seleção.

Ser um bom comunicador não quer dizer que o candidato precise falar o tempo inteiro, pelo contrário, a primeira qualidade de um bom comunicador é saber ouvir, por isso respeitar a fala dos outros candidatos é imprescindível. Não se alongar em suas falas e ser objetivo são boas alternativas, pois passa aos recrutadores confiança e determinação.

Quando a entrevista é individual e conduzida pelo responsável da vaga, o candidato deve deixar o diálogo fluir com naturalidade, respeitando as normas da língua e deixando de lado as gírias. No entanto, durante a conversa é recomendável não utilizar apenas a linguagem formal, que pode dar a impressão de ‘falsidade’ por parte do candidato.

Independente da área, um bom comunicador se destaca não apenas no processo seletivo, mas também quando consegue a vaga, pois não encontra dificuldades em se comunicar nas reuniões, palestras, apresentações e, é claro, nas conversas do dia a dia. Uma dica para melhorar o modo de se comunicar, principalmente para pessoas com dificuldades de falar em público, são os cursos de oratória, comunicação verbal e interpessoal.

A comunicação não-verbal é importante

Não é apenas com uma bom diálogo que o candidato pode convencer o recrutador. A linguagem não-verbal nesses casos é uma ‘arma’ decisiva para quem busca um emprego. Entrevistas e dinâmicas são realizadas, geralmente, em ambientes formais, por isso, o candidato deve se atentar a postura corporal. Nada de sentar-se relaxadamente na cadeira ou ficar fazendo movimentos repetitivos com as mãos ou com os pés.

Esse tipo de atitude, demonstra certa distração ou mesmo nervosismo do candidato. É válido lembrar que nessas ocasiões todos os movimentos estão sendo observados e qualquer postura que coloca a avaliação do entrevistador em dúvida pode ser fatal.
A roupa também deve ser uma preocupação, pois ela pode passar para o entrevistador uma expressão positiva ou negativa do candidato. O aconselhável é optar por roupas discretas e que não chamem mais atenção do que a própria pessoa.

Roupas indicadas para mulheres

Camisas sociais acompanhadas de calças do mesmo estilo e de preferência escuras.  Nos pés são recomendados sapatos fechados de salto baixo. Se opção for saia, atentem-se ao comprimento.

Roupas indicadas para homens

Dependendo do cargo (executivo, empresário etc.), é recomendável o uso de ternos. Em outros casos, o uso de camisa social de manga longa e calça social é suficiente. O sapato deve ser fechado e acompanhando o estilo da roupa.

Leia mais:
Empresas estão mais tolerantes com o estilo de se vestir dos funcionários

Foto: doceshop.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Em busca da estabilidade, profissionais investem em concursos públicos

Para muitos brasileiros alcançar a estabilidade financeira e profissional só é possível po…