
De acordo com assessoria de comunicação do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil) a principal incumbência do encontro foi estabelecer diálogo em nível formal sobre práticas para criar empregos e melhorar as qualificações profissionais dos trabalhadores. Também existem preocupações evidentes com relação ao ingresso de funcionários jovens no mercado de trabalho e criação de postos relacionados com os empregos verdes, ligados com a econômica sustentável.
A sustentabilidade precisa estar em todos os processos de produção, desde extração da matéria prima até nas formas alternativas de distribuição ao mercado. O que implica dizer que os trabalhadores envolvidos devem ser empregados de acordo com as leis trabalhistas, gozando de carteira assinada, segurança no trabalho e condições para trabalhar adequadamente. Brasil lidera a luta do continente sul-americano contra os empregos que oferece condição análoga da vivida pelos escravos, quando o país ainda era colônia.
Acordos de Intercâmbio
As duas nações assinaram acordos para que sejam realizadas atividades em cooperação via intercâmbio. Também devem ser feitos estudos em conjunto, assim como as análises sobre o impacto gerado com relação às políticas que desejam fomentar a geração de emprego. No documento assinado por Carlos Brizola Neto, ministro do Trabalho, e Hilda Solis, secretária de Trabalho do governo Obama; estão previstos compartilhamentos relacionados com boas práticas com objetivo de maximiza efeitos das atividades desempenhadas em cooperação.
Interessante notar que os especialistas debatem formas de gerar empregos nos grandes eventos esportivos previstos para acontecer no Brasil nos próximos anos: FIFA World Cup 2014 e Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016. Também faz parte das discussões a implantação de medidas que visam fortalecer o mercado e a assistência em nível técnico entre os países.
Brasil e Trinidad e Tobago
Delegações do Peru e de Trinidad e Tobago estiverem presentes em reuniões feitas também no final de outubro deste ano passado para discutir medidas que ambicionam discutir projetos relacionados com o fomento do mercado de trabalho entre as nações. Maiores informações podem ser acessadas na nota divulgada pela assessoria de comunicação do MTE (Ministério do Trabalho).
Foto: medvetconsultoria.blogspot.com