Home Mercado de trabalho Brizola Neto assume o Ministério do Trabalho

Brizola Neto assume o Ministério do Trabalho

4 min read
0
Brizola Neto, o novo Ministro do Trabalho
Brizola Neto, o novo Ministro do Trabalho

Brizola Neto aceita o convite de Dilma para assumir cadeira principal do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) no lugar do interino Paulo Roberto Santos Filho que assumiu logo após Carlos Lupi ser afastado por denúncias relacionadas com irregularidades administrativas. Embora a iniciativa tenha sido oficiada publicamente na segunda-feira (30), Brizola Neto tomou posse na quinta-feira. Manobra política da situação ao anunciar o ministro um dia antes das comemorações de Primeiro de Maio para diminuir a crise existente na administração do setor.

Embate interno: Apesar do amplo apoio do planalto e das principais centrais sindicais, Brizola Neto contou com resistências internas. André Figueiredo, líder do PDT afirmou que esta representa escolha pessoal da presidenta. O Partido Democrático Trabalhista, que controla a pasta do trabalho desde o início da Era Lula, ofertou dois nomes adicionais ao poder executivo: Deputado Vieira Campos, deputado no Rio Grande do Sul, e Manoel Dias, secretário geral do partido.

Nota presidencial: Dilma afirmou que confia plenamente na grande contribuição que Brizola Neto pode oferecer ao país. Fez questão de ressaltar o currículo do deputado que atuou como vereador e na liderança da Secretária do Trabalho e Renda do Rio de Janeiro. A presidenta agradeceu a importante colaboração do ex-ministro Carlos Lupi, que esteve à frente do Ministério no primeiro ano de seu governo, e do ministro interino Paulo Roberto dos Santos Pinto na consolidação das conquistas obtidas pelos trabalhadores brasileiros nos últimos anos”, afirma a nota presidencial.

Especialistas em política afirmam que a decisão final ao acatamento do deputado de 33 anos ficou por conta da ampla confiança existente da Força Sindical e Central Única dos Trabalhadores.

O neto de Leonel Brizola representa ministro mais novo dentro dos cargos de mandatários em toda a história da esplanada. O deputado está no segundo mandato na Câmara dos Deputados. “O nome que carrego é uma bandeira. É um símbolo para milhões de pessoas que sonham com um Brasil diferente, com um Brasil com justiça, com trabalho, com progresso para nosso povo”, afirmou Brizola Nero em seu site oficial.

Sua trajetória política esteve ligada nas atuações do governo da situação. No ano de 2011, chegou inclusive a solicitar licença da Câmara para assumir cargo na Secretaria de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro.

Dia Internacional do Trabalho

A presidenta Dilma enviou Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) para representar o poder executivo nas comemorações do Primeiro de Maio na Cidade de São Paulo, local onde centrais sindicais realizaram eventos de grandes proporções.

Foto: chicodoplanalto.blogspot.com.es

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…