
Hoje em dia, quando falamos em carreira profissional, os conceitos saem distorcidos de uma realidade que antes impunha que a ideia de permanecer por um longo período na mesma organização, ou às vezes a vida inteira, era vista como consistente e imperativa para garantir que a responsabilidade profissional de cada quem era a empresa quem construía. Atualização! Não vivemos em uma época de mudança e sim em uma mudança de época, em que cada um deve cuidar e administrar a sua carreira visando maximizar os resultados da sua trajetória. E não existe uma lei de permanência empresarial, existe sim o bom senso, a ética e o turbilhão de oportunidades profissionais que surgem àquele trabalhador que busca crescer e projetar seu futuro profissional. Já discutimos neste blog algumas dicas para escrever uma carta de despedida aos colegas de trabalho.
Quando chega-se ao término de um contrato laboral, a carta de despedida direcionada à empresa deve apresentar as impressões positivas que deixou o desempenho do trabalho ao funcionário contratado e o acréscimo que o colaborador deixa à empresa, bem como a oferta futura de nossos serviços. Em outras palavras significa deixar as portas corporativas abertas para novas opções laborais, crescimento futuro e melhores oportunidades que possam vir a surgir, pontos esses baseados sempre na tarefa desenvolvida e em resultados já estabelecidos.
A maioria das pessoas se equivoca quando pensa que o ciclo profissional encerra-se na saída de determinado emprego. Em uma época onde todos buscam maior especialização, onde a concorrência por melhores postos de trabalho é acirrada e obtém o melhor resultado quem for mais multissetorial, o networking e as relações corporativas são figuras de suma importância. É muito importante a manutenção adequada dos vínculos laborais com a empresa em que um dia já integramos. Você cresce como profissional e aprende muito em cada experiência de trabalho, experiências essas que podem ser positivas e que lhe agregam maior conhecimento ou também negativas, que lhe ensinam o como lidar com situações difíceis.
Uma boa carta de despedida fortalece ainda mais os laços empresariais e é uma forma simples de dar um feedback positivo à empresa que em determinado momento apostou fichas e depositou confiança na sua pessoa. É uma forma escrita de agradecer à empresa os conhecimentos adquiridos e o suporte técnico fornecido, nossas impressões durante o tempo trabalhado, nosso desenvolvimento e o nosso interesse em seguir mantendo contato. O que acontece normalmente é que as pessoas interpretam de forma errônea o fato de deixar determinado emprego. Motivados pela ansiedade e vontade de mudança, esquecem da importância de um bom encerramento de todo um ciclo, etapa essa que sempre estará escrita e registrada no seu currículo e fará parte da sua experiência profissional. Sair de determinada empresa definitivamente não significa deixar um trabalho mal concluído, ao contrário, a conclusão bem feita deve configurar como ferramenta primordial para o seu futuro profissional.
Dado que as pessoas a quem nos dirigimos têm pouco tempo disponível, consideramos que a carta de despedida de uma empresa deve ser breve e objetiva. Esta atitude é valorada positivamente por muitas empresas, já que através da carta elas podem observar que com esta simples atitude há um maior encaixe do perfil de colaborador responsável, traduzindo motivação e profissionalismo. Devemos prestar atenção ao período de envio da carta de despedida à empresa – não deve ser próximo à data final do último dia de trabalho. Planeje bem seu tempo e a redate com concentração para que não perca o foco do tema objetivo. Assim como você necessita organizar-se para o sua nova etapa profissional, a empresa também precisa planejar como vai suprir o gargalo e tomar as devidas providências, o que exige um bom período de tempo. A comunicação prévia faz parte da ética e do caráter profissional de cada indivíduo, é a partir dela que são criadas as percepções sobre os resultados de trabalho realizado e a eficácia do cumprimento de metas.
O momento da despedida chega aos que empreendem até mesmo sem saber que o estão fazendo. São pessoas que estão constantemente preparando-se, corajosas e que possuem um alto poder de correr riscos calculados, ou que chamaríamos na ciência da Administração de empreendedorismo consciente. Guarde aquela vontade interna de dizer ‘poucas e boas’ e segure o seu ímpeto. Siga as dicas e vá ao abraço da sua realização.
- Prepare-se: agradeça a oportunidade e seja direto, educado e objetivo.
- Não se precipite: reflita muito bem antes de qualquer tomada de decisão.
- Não fale demais: seu superior direto deve ser a primeira pessoa a saber da sua decisão, amizade pessoal e corporativa têm sinônimos distintos. Muitos detalhes sobre o novo emprego jamais, mantenha sua posição profissional e não atue como arrogante.
- Não falar mal de ninguém: postura e conduta madura e respeitadora nunca fizeram mal a ninguém.
- Certeza: convicção é fundamental, pois sempre pode surgir uma contraoferta de promoção.
- Evitar pendências: saia sempre pela porta de frente, isso demonstra que você é um profissional aberto a novos desafios.
Cidade, dia/mês/ano
Prezado Sr. Silva,
Estou muito grato em poder expressar meu total agradecimento, através da presente carta, à empresa que o Sr. atualmente gestiona e dirige.Durante o meu tempo de permanência e desenvolvimento do meu trabalho diário, pude observar os diversos fatores que compõem o ambiente e as condições de trabalho adequados que regem os valores e a missão cultivados por esta companhia. Aprendi e implementei conceitos, teorias e práticas e tudo isso me permitiu cumprir com os objetivos, tarefas e metas para o trabalho no qual fui contratado.Contudo, as grandes empresas nos ensinam muito e nos projetam objetivos profissionais mais altos, reforçam nossa ambição e despertam nossa inquietude, fazendo com que tenhamos sonhos, planos e objetivos cada vez mais concretos e com maior valor agregado ao que pensamos ser correto. E é por este motivo que venho, através desta, deixar meus mais sinceros agradecimentos à empresa e comunicar minha renúncia ao cargo que hoje ocupo nesta organização.
Aproveito a oportunidade para reiterar meus desejos de muito êxito à empresa e comunicar que estou à disposição para futuramente prestar meus serviços e implantar meus conhecimentos nos possíveis negócios que poderemos fazer conjuntamente, utilizando sempre como alicerce toda a experiência obtida neste período de tempo que aqui estive.
Agradeço a confiança em mim depositada e deixo meus votos de sucesso.
Atenciosamente,
Assinatura
Maria dos Santos
Foto: erasmusymuchomas.blogspot.com