
O certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, também conhecido como Celpe-Bras, foi criado em 1998 e é conferido aos estrangeiros com desempenho satisfatório em teste padronizado de português que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação e tem como objetivo avaliar a habilidade com que a pessoa que presta a prova fala e desenvolve seu raciocínio na língua portuguesa.
O exame é aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, em outros países, ele é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.
O teste no Brasil é realizado em universidades públicas e federais espalhadas ao redor do país. Já quem deseja prestar o exame no exterior, o Celpe-Bras é aplicado em universidades localizadas na Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guiana, Inglaterra, Itália, México, Nicarágua, Nigéria, Paraguai, Peru, Polônia, República Dominicana, República de El Salvador, Suíça, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Para se inscrever é necessário ter idade mínima de 16 anos e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo. Podem inscrever-se Exame candidatos cuja língua materna não seja a língua portuguesa, mesmo que tenham tido contato constante com o idioma durante a vida.
O exame Celpe-Bras confere certificados em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. Para obter a aprovação no nível estudado, é necessário se submeter a um teste de compreensão oral e escrita, em dois testes distintos:
- Teste escrito: possui cerca de 3 horas de duração duas tarefas integrando compreensão oral e produção escrita e duas tarefas integrando leitura e produção escrita.
- Teste oral: com duração de 20 minutos, ele é composto por conversas sobre tópicos do cotidiano, de interesse geral, com base em elementos provocadores, a fim de que o candidato exponha sua opinião e os argumentos que o levaram a apoiar essa ideia.
As inscrições ocorrem ao menos uma vez por ano, sem data pré-definida. Para se manter informado sobre a abertura das inscrições para o exame, é preciso visitar a página do Celpe-Bras localizada no portal do Inep e acompanhar as notícias publicadas sobre ele no decorrer do ano.
Foto: novagramaticadoportugues.blogspot.com