Home Condições de trabalho Como combater o estresse

Como combater o estresse

5 min read
1
O estresse pode ser combatido se seguirmos as dicas discutidas neste artigo

A rotina da maioria da população anda cada vez mais acelerada: além da pressão que existe no mercado de trabalho e a preocupação em conciliar a vida pessoal e profissional, o avanço da internet nos proporcionou a chance de estarmos bem informados durante todo o tempo que desejamos, o que faz com que recebamos constantemente muito mais informação do que antigamente isso é visível  principalmente para quem se lembra de como era o cotidiano sem a presença maciça da tecnologia.

Tamanha informação e as preocupações da vida podem acarretar em diversas doenças, sendo que a mais comum é o estresse que, dentre outros fatores, pode ser causado devido a altas responsabilidades, prazos apertados e conflitos na vida pessoal. Se não tratado corretamente, o estresse pode gerar a perda de concentração e diversas doenças como hipertensão ou até mesmo infarto.

Para não entrar na lista de pessoas acometidas por essa doença, vale a pena seguir algumas dicas:

Alimente-se bem: uma das maiores desculpas para quem não se alimenta bem é a falta de tempo hábil para se fazer uma refeição decente. É importante ter consciência de que a sua saúde está em jogo e de que a condição física/psicológica que você vai ter quando chegar à terceira idade depende principalmente dos hábitos que se toma na juventude. Inserir folhas e verduras na sua alimentação, comer frutas e escolher sucos naturais aos industrializados são sugestões simples que podem fazer muita diferença no futuro.

Exercite-se: assim como em diversos aspectos da vida, o primeiro passo é sempre o mais difícil de se dar ao decidir fazer ou não exercícios. Mas vale a pena deixar a preguiça de lado e tentar praticar alguma atividade que seja do seu agrado e ao mesmo tempo exercite a musculatura. Exercícios físicos são uma prática que só traz benefícios para quem pratica, experimente!

Tenha calma: talvez um dos fatores mais importantes para evitar o estresse. Por pior que a situação esteja, não entre na mesma onda de ansiedade e nervosismo que normalmente contagia todos ao redor. Tente usar mais a cabeça e não a emoção nesses momentos, procurando achar uma solução prática e evitando deixar-se afetar pelo problema. É algo um pouco complicado de se fazer no início, mas a tendência é melhorar com a prática, o que fará com que seus nervos lhe agradeçam no futuro.

Trabalhe para viver, não viva para trabalhar:  uma das coisas mais difíceis de se fazer atualmente, mas essencial para se levar uma boa vida. Por mais que o trabalho exija de você, não deixe que ele consuma todo o seu tempo. Encontre sempre algum período da sua agenda para fazer algo que te agrade, nem que seja observar o movimento dos carros na rua. O importante é colocar o seu bem estar em primeiro lugar.

Foto: alancleaver_2000 no Flickr

One Comment

  1. Reginaldo

    30 novembro, 2011 at 10:24 pm

    Sabemos que só mesmo Deus pode inverter este quadro, e trazer alívio e tirar de nossos ombros este fardo. A Bíblia nos diz que “Ele levou sobre si as nossas dores” (Isaías 53:4-5) Deus não tem prazer no sofrimento humano, ele vai, além disso, ele nos ama e nos quer bem, creia na palavra de Deus e simplesmente o busque, e sorria sempre, um simples sorriso pode ser a chave para que você se torne a pessoa mais feliz deste mundo!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …