Home Mercado de trabalho Como conquistar emprego depois dos 40 anos

Como conquistar emprego depois dos 40 anos

4 min read
0
Dicas para conquistar um emprego depois dos 40 anos.

Muitas pessoas ficam desempregadas depois dos 40 anos. Sem contar as diversas mulheres que começam o casamento, abandonam a carreira, e depois de certo tempo, desejam retomar a carreira profissional. Com o crescimento econômico do país muitas vagas estão surgindo. Para você que almeja conquistá-las e retomar de vez a própria carreira profissional, segue alguns passos básicos de como retornar ao mercado e retomar a carreira depois dos 40 anos.

O mito do desemprego aos 40 anos ficou no século passado. O mundo está muito mais globalizado, o número de atividades profissionais existentes é incontável tanto no trabalho formal quanto no informal. Existem diversas vagas para, até mesmo, trabalhar em casa. O mercado está muito competitivo e os jovens bem despreparados, ou seja, quem possui experiência está na frente de quem tem idade para grande parte dos cargos oferecidos.

Qualquer tipo de experiência é bem vinda – por exemplo, se um casal está voltando ao Brasil depois de quatro anos no exterior onde somente o homem trabalhou, a esposa que está de volta às raízes pode usar a experiência para arrecadar inúmeros tipos de trabalhos como: Tradução, Recepção ou Secretária Bilíngue, Professoras de línguas, entre outras atividades.

Porém, não se esqueça do agendamento das obrigações pessoais, provavelmente elas vão ser discutidas na hora da entrevista. Quando perguntadas não demonstre insegurança. Segundo Patrícia Molina, da consultoria KPMG no Brasil, “numa reengenharia de agenda, dê respostas para: quem vai buscar as crianças na escola? Como vou tocar as demais tarefas da casa? Ginástica e cuidados pessoais serão encaixados de que maneira? Tenho disponibilidade para passar das 10 da noite na empresa? E se precisar viajar a trabalho? Essas perguntas vão surgir na entrevista de emprego”.

Comece a traçar um balanço geral de toda vida profissional, atualize o currículo. Coloque todos os tipos de participações profissionais existentes, inclusive assistência em montagem de feiras, sociedade em negócios, enfim, qualquer aspecto é importante. Fique atento às vagas que caracterizam com o perfil profissional. Não se limite com a carteira assinada. Utilize a internet como principal meio para buscar emprego, aprenda utilizar as ferramentas da WEB com a prática, a cada dia está mais fácil.

Um aspecto bem importante: Recomece a busca profissional estudando, esta é uma grande forma de encurtar o caminho para obter êxito profissional. Se for começar um curso aconselho os de tecnologia da informação, marketing, recursos humanos ou comércios; atualmente estes são os mercados que mais disponibilizam vagas para candidatos com este perfil.

Aqui mais informaçoes dos idosos no mercado de trabalho brasileiro.

Foto: Plan de Alfabetizacion Tecnologica Extremadura no Flickr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…