Home Formação Como conseguir habilitação para dirigir caminhões

Como conseguir habilitação para dirigir caminhões

4 min read
0
Ser caminhoneiro é uma boa oportunidade de trabalho

O Brasil possui aproximadamente 90 mil quilômetros de estradas pavimentadas, por onde circulam a maioria dos produtos consumidos no país através de caminhões de diversos tipos e modelos que, normalmente possuem dimensões gigantescas. Devido a isso, os motoristas de caminhões passam por um treinamento maior do que aqueles que dirigem carros ou motos, pois seu trabalho exige uma direção mais cuidadosa.

Só é possível tirar a habilitação para a categoria C quando o motorista já completou mais de um ano com a habilitação de nível B (isso após o período de um ano em que é utilizada a permissão para dirigir).

No caso da habilitação categoria D, o condutor precisa estar habilitado há mais de um ano na categoria C e dois na categoria B, sem ter cometido nenhuma infração que pontue a carteira. Só então, e caso não tenha cometido a o motorista pode se inscrever em uma auto-escola para conseguir algumas dessas licenças.

Ao se obter a validação para categoria C, o motorista é autorizado a dirigir veículos de transporte de carga com peso bruto total acima de 3.500 kg, sem limite superior de peso (como é o caso de um caminhão não articulado de dois ou três eixos). Já na categoria D, o condutor é autorizado a dirigir veículos que transportem mais de oito passageiros, como ônibus ou vans.

Para conseguir a essa categoria, o motorista precisa pagar uma taxa ao Detran, realizar exames médicos e psicológicos (caso o motivo para tirar a carteira seja profissional) e, após cumprir essas etapas, se dirigir até uma auto-escola que possua em seu cadastro um veículo de proporções semelhantes a de um caminhão, para que ele possa praticar da maneira mais próxima possível da realidade.

Durante as aulas – que devem ser no mínimo, cinco – é ensinado ao motorista praticamente os mesmos rudimentos usados para a direção de um automóvel simples (balizar, passar as marchas do veículo, pisar na embreagem etc), com a diferença de que, por se tratar de um veículo maior, exige mais força na direção e mais precisão na hora de se executar movimentos mais delicados, como estacionar, por exemplo.

Após o período de práticas, é marcada uma prova onde o motorista precisa percorrer um trajeto determinado pelos funcionários do Detran e,  caso a prova seja bem sucedida, ele é ganha sua licença para dirigir, que normalmente é emitida em até 30 dias. Para mais informações, acesse o site do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran.

Foto: Culpix en Flickr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …