
O primeiro passo para quem pensa em entrar para a carreira no Exército é saber se existe Unidades do Exército em sua região, ponto importante já que não adianta querer ingressar em uma região que não tenha esta atuação. Caso isto ocorra pode-se optar por mudar-se para um local que seja atendido pelo seu interesse.
O ingresso pode dar-se através da convocação inicial, no período do Alistamento, bem como depois dele, através de Concursos Públicos ou Convocatórias Anuais. Outro tópico importante é sempre atentar-se para os prazos das apresentações, já que se pode perder todo um ano de preparo devido à perda das datas. Sendo assim, as opções são as seguintes:
- ALISTAMENTO: É destinado a todos do sexo masculino, de caráter obrigatório, no mesmo ano em que se completa 18 anos. Neste período deve-se comparecer à Junta Militar mais próxima com a documentação exigida.
- SOLDADO RECRUTA: É destinado a quem quer permanecer até 8 anos na carreira, podendo chegar ao cargo Cabo. O voluntário será convocado no ano seguinte ao alistamento, quando irá passar por algumas etapas de admissão, podendo ou não ser selecionado. Serão realizados testes Físicos, de Conhecimento e Inspeção Sanitária, além de uma entrevista.
- CPOR/ NPOR: É destinado aos que no ano do alistamento encontram-se matriculados em uma faculdade, independente do curso. Um detalhe importante para quem quer optar pela carreira de oficial temporário é saber se na sua região de alistamento existe esta opção. Ao apresentar-se para os testes de acesso ao CPOR/ NPOR o voluntário passará por testes semelhantes aos de soldado recruta; se selecionado passa a realizar o ano obrigatório como Aluno Aspirante à Oficial. Obtendo uma boa classificação no período do curso e abrindo vaga, no próximo ano reingressa ao Exército já como Aspirante à Oficial, porém com um prazo máximo de 8 anos.
- CPOR (GRADUADOS): É destinado a homens e mulheres de até 36 anos que possuam uma formação de nível Superior, como Medicina, Farmácia, Informática, Odontologia, etc. É realizada uma convocatória por ano e as vagas são de acordo com as necessidades das Forças; a seleção é realizada com análise de currículo e testes semelhantes aos citados anteriormente. Se selecionado o candidato realizará um curso preparatório que em média leva três meses e ingressa na Unidade onde está aberta a vaga já como Aspirante à Oficial, podendo permanecer por um prazo máximo de até 8 anos.
- SARGENTO TEMPORÁRIO: É destinado a homens e mulheres de até 36 anos que possuam uma formação de nível Técnico, como Contabilidade, Mecânica, Enfermagem, etc. É realizada uma convocatória por ano e as vagas são de acordo com as necessidades das Forças; a seleção é realizada com análise de currículo e testes como os citados anteriormente. Se selecionado o candidato realizará um curso preparatório que em média leva três meses e ingressa na Unidade onde está aberta a vaga já como 3º Sargento, podendo permanecer por um prazo máximo de até 8 anos.
- SARGENTO DE CARREIRA (EsSA): Se destina a homens e mulheres até 23 anos, através de concurso público realizado uma vez por ano. O concurso é semelhante a um vestibular e tem conteúdo pré-determinado. Se aprovado o candidato permanece por um ano e meio de formação em Três Corações, recebendo a graduação de 3º Sargento ao término do curso, sendo encaminhado para uma Unidade do Exército, podendo ser em qualquer região do Brasil; as vagas para sargento são de caráter seletivo, porém com ordem classificatória.
- OFICIAL DE CARREIRA (AMAN): Se destina a homens de até 23 anos, através de concurso público realizado uma vez por ano. O concurso é semelhante a um vestibular e tem conteúdo pré-determinado. Se aprovado o candidato permanece na Academia Militar das Agulhas Negras por um período de formação de 4 anos. Recebendo uma formação de nível Superior em Ciências Militares e o posto de Aspirante à Oficial ao término do curso, sendo encaminhado para uma Unidade do Exército, podendo ser em qualquer região do Brasil; as vagas são de caráter seletivo, porém com ordem classificatória.
- OFICIAL DE CARREIRA (GRADUADOS): Se destina a homens e mulheres de até 36 anos que possuam uma formação de nível Superior, como Administração, Contabilidade, Medicina, Odontologia, etc, através de concurso público realizado uma vez por ano. O concurso é semelhante a um vestibular e tem conteúdo pré-determinado. Se aprovado o candidato permanece por um ano de formação em Salvador, já em caráter de 1º Tenente. Após o término do curso sendo encaminhado para uma Unidade do Exército, podendo ser em qualquer região do Brasil; as vagas são de caráter seletivo, porém com ordem classificatória.
Para verificar sobre prazos e documentações acesse o site do Exército Brasileiro.
Eduardo Cidade
23 outubro, 2011 at 7:15 pm
Muito boa a explicação sobre os passos para entrar no exército. agora já sei o que fazer para seguir carreira de militar, já que sempre gostei dessa área mas não sabia o que fazer. valeu!
Ignacio
24 outubro, 2011 at 3:35 am
Parabéns pela escolha de tema e pela escrever um artigo tão cheio de detalhes.
thiago
24 fevereiro, 2012 at 7:40 pm
eu fiz unha boa escolha
sidney luis
23 março, 2012 at 7:32 am
Ola, bom dia , tenho uma duvida onde que entrego meu curriculo para ser sgt temporario
obrigado pela atenção
paulo vinicius
14 junho, 2012 at 5:15 pm
valeu pela explicação vou alistar e segui carrera
phillip
28 outubro, 2012 at 8:52 pm
muito boa explicação , parabens a todos do Exército.
Esdras Daniel da silva sousa
5 janeiro, 2013 at 12:47 pm
com quantos anos pode entrar no exercito ?
antonio sousa
30 janeiro, 2013 at 5:43 pm
meu maior sonho foi entra no exercito , mais nunca foi possível. quero muito uma oportunidade.
Ruana Beatriz
7 março, 2013 at 12:34 pm
Ha Jesus por vavor me ajuda a quando crescer trabalhar no Exército < este é o meu sonho !!!!
fernando
17 outubro, 2014 at 8:46 pm
onde posso me inscrever para sargento temporario,como mando curriculo
Gleison
11 julho, 2016 at 2:40 pm
Preciso conversar com alguém q possa me ajudar a tira outras dúvidas pq aqui não consigo achar a reposta pra minha pergunta! Se alguém do exército poder me ajudar agradeço muito!entre em contato com meu email
Jobson José silva do nascimento
3 dezembro, 2016 at 2:15 pm
Eu quero trabalhar no exército quero mostrar serviço
eduardo nubes
13 dezembro, 2016 at 1:50 am
Oq adianta nois sonha em servir o nosso pais se quando nois vai se apresenta so fica os q os cara querem e se já tive alguém na família q seja do serviso milita fui me alista e me perguntaram se eu queria servir logo q eu queria mais a minha resposta foi oq adianta eu dize um sim ou um não vcs q escolhe quem e q vcs quer o se for de família milita por isso q o Brasil não vai pra frente
Pedro Gomes Dantas
2 janeiro, 2017 at 3:47 pm
Prezados Senhores,
Fiquei sabendo que o exército convocou pessoas com mais de 50 anos para voltarem a ativa. Servi ao exército com 19 anos e saí na primeira baixa. Gostaria de saber como faço para ingressar novamente, pois seria um desafio com muito prazer voltar a ativa, inclusive se for necessário testes físicos, sinto-me capaz. Fico no aguardo de uma resposta.
Um abraço.
Gwennab
16 janeiro, 2017 at 7:45 am
bus
Bitcoin pharmacy
8 dezembro, 2017 at 6:40 am
thankxs for the info
renan silva de sousa
7 fevereiro, 2022 at 12:24 pm
A porta de entrada da Aman é a própria Expecex, ou seja limite de idade de 22 anos e não de 23 anos.