
1: Cuidado com a Exclamação
Um dos pontos que mais estressam os recrutadores de vagas está no excesso de exclamação, que em tese representa que o emissor da mensagem esta zangado, muito irritado.
Alguns jovens enviam e-mails do gênero somente por causa da diferenciação estética, porém acabam sendo medidos de maneira negativa pelos receptores das mensagens profissionais. O conselho ideal é não utilizar nenhuma exclamação, visto que ela pode transmitir sinal de estresse e falta de controle para os recrutadores.
2: Campo de Assunto Preenchido
Com a globalização em alta os recrutadores possuem pouco tempo para analisar o alto número de currículos que chegam, em pouco tempo, para vagas diferentes. Não colocar absolutamente nada no campo do assunto é o mesmo que enviar currículo para lugar algum, visto que os receptores não abrem a mensagem, pensando que existe algum vírus uma vez que o e-mail a priori está sendo enviado por pessoas desconhecidas.
Utilize nomes singulares, como “Requerimento de estágio anexo”, ou “Recém-formado solicita contato”. Com estes termos os candidatos já saem ganhando em consequência do alo nível de profissionalismo empregado no contato inicial.
3: Conter a ansiedade
Um ponto que pode ser medido de maneira negativa por parte dos recrutadores está na solicitação de urgência, ou mesmo prioridade alta. Tenha em mente de que o receptor da mensagem não possui obrigação alguma em entrevistar todos os candidatos que simplesmente enviaram os currículos.
4: Não se esqueça da Revisão
Releia o quanto for necessário o texto no intuito de não deixar nenhum erro escapar aos seus olhos. Tenha em mente que todos os detalhes são importantes em processos de seleção. Verifique inclusive se o nome do destinatário está escrito corretamente, assim como a assinatura e nível acadêmico.
Por último é necessário deixar o nome do destinatário da mensagem para ter a certeza de que a pessoa certa vai receber o arquivo. Evite enviar mensagens instantâneas que não possuem relação com o trabalho.
Leia também: Como enviar e-mail profissional parte I
Foto: fortalezamarketing.blogspot.com