
Seja por qual motivo for a saída de um emprego é sempre um momento de muita mudança. Conviver diariamente com pessoas cria vínculos e ao sair de um emprego o mínimo que se pode fazer é escrever uma carta de despedida aos colegas e até ao chefe. Veja dicas de como agir em diferentes situações e o que escrever nesse tipo de carta.
O primeiro caso, e mais fácil é quando você pede demissão. A saída por demissão costuma ser menos traumática, especialmente se o motivo da saída estiver vinculada a um crescimento pessoal ou profissional. Quando a empresa possui muitos funcionários nem sempre todos sabem do motivo de sua saída. Uma pequena explicação sem detalhes pode ser adequada, mas não imprescindível, termos como “motivos pessoais” e “em busca de crescimento profissional” são preferíveis, os mais íntimos saberão de outras formas.
Uma carta de despedida é um momento de agradecer e pontuar os pontos positivos de ter trabalhado na empresa de forma geral. Alimentar picuinhas e desentendimentos é desnecessário, lembre-se você está deixando a empresa e tudo o que não precisa é de ex-colegas passando más referências de você por aí. Opte por escrever no máximo uma página e se despedir sem ser pessoal demais, se já sabe quem irá atuar em seu lugar vale a pena indicar de modo que os colegas saibam quem procurar agora que você saiu da empresa. Colocar algum contato externo como e-mail também pode ser bastante interessante de modo a manter contato com os colegas.
Caso a saída da empresa não tenha sido muito positiva para você esteja permeada de desentendimentos vale a pena refletir sobre escrever ou não uma carta de despedida. Sempre que possível é melhor escrever algumas palavras sem tocar nos assuntos mais críticos. Uma despedida breve, sem explicações é uma boa saída. Fazer indicações sobre a busca por novo emprego não é de bom tom e deve ser evitado, se quiser faça isso enviando e-mails pessoais aos colegas mais próximos.
A carta de despedida é mais um canal para informar sobre sua saída da empresa do que para reclamações ou sentimentalismo. Lembre-se que muitas pessoas irão ter contato com ela, pessoas que muitas vezes mal lhe conhecem. Caso julgue necessário escreva cartas pessoais aos mais íntimos, mas não deixe de enviar a carta de despedida a todos os funcionários com os quais tem contato, é muito desagradável saber pelos colegas que houve a circulação de uma carta dessas e que ela não chegou até você.
Uma carta especial também pode ser escrita ao chefe, inclusive solicitando uma carta de recomendação se a relação de vocês é boa. Mesmo que esteja saindo do emprego por ter conseguido uma colocação melhor em outro lugar ter uma carta de recomendação de locais em que trabalhou por algum tempo é sempre bom. Por fim, certifique-se que sua carta está agradável e envie a todos por e-mail, atualmente o canal mais utilizado nas empresas.
Mais dicas aqui.
Foto: peoniaitalia.blogspot.com