
A OIT (Organização Internacional do Trabalho) afirma que existem aproximadamente oito milhões de brasileiras que trabalham formalmente como empregas domésticas, tirando as que exercem esta função sem carteira assinada, ou seja, a maioria.
Muitas vezes algumas famílias precisam deixar de ter empregadas domésticas, por motivos financeiros ou profissionais provindas da parte das trabalhadoras e os chefes. Entretanto, além do acertamento de contas correto, também devem ser feitas outras coisas em homenagem à trabalhadora que servia sua família por longos anos sem bastante cuidado e zelo em todas as ações, sendo considerada praticamente com um membro da família: Aprenda como escrever uma Carta de Recomendação para Empregadas Doméstica.
A carta deve ser redigida com extrema atenção, o futuro profissional da pessoa pode ser decidido com as citações contidas no documento. Procure pratica o português de forma culta, com caráter da carta. Neste sentido, jargões utilizados na esfera comercial não devem ser utilizados, pois o objetivo da epistola está relacionado mais com o aspecto comportamental e nível de desempenho demonstrado nas atividades diárias.
Procure enaltecer apenas os aspectos positivos, não existe sentido em recomendar força de trabalho para outras famílias sem que a mesma não tenha sido exercida de forma qualificada em sua residência. Caso existam mais aspectos negativos do que negativos, a melhor forma de se proceder simboliza evitar escrever esta epístola. A verdade deve ser enaltecida nos seus encaminhamentos profissionais, pois na prática você também ambiciona receber indicações realmente qualificadas, que cumpram suas tarefas com êxito e zelo.
Confira um modelo prático!
São Paulo, 20 de fevereiro de 2012.
De: (Colocar o nome do antigo chefe)
Para: (Colocar o nome do futuro empregador)
Prezado Senhor (Empregador):
A Senhora (Nome da Empregada Doméstico), portadora da cédula de identidade RG: (inserir número da documentação), trabalhou em minha residência, localizada no endereção (colocar dados residenciais), durante o período de (dia da entrada) a (dia da saída), no cargo de Empregada Doméstica e desempenhou durante este tempo todas as rotinas trabalhista de maneira exemplar, prestando serviços com eficiência e demonstrando total aptidão profissional, demonstrando extrema facilidade em desempenhar novas funções, além de transmitir exemplarmente sues conhecimentos aos outros colaboradores.
Veio por meio desta, confirmar que honestidade, capacidade, competência, determinação e idoneidade são atributos explícitos na trabalhadora. Entendo ser minha obrigação recomendá-la como uma excelente nova posição em sua residência ou empresa, na qual terá muito a acrescentar.
Atenciosamente,
(Nome e assinatura do chefe Antigo)
Confira mais modelos de cartas.
Foto: organizup.com.br