Home Procura de emprego Como fazer portfólio?

Como fazer portfólio?

4 min read
0
Veia as características de um portfólio e aprender a usá-lo para encontrar trabalho.

Possuir a reunião dos melhores trabalhos realizados é essencial para conquistar novos empregos ou formas de negócio mais rentáveis. Caso o portfólio seja realizado de maneira qualitativa e convincente certamente haverá muito mais chances de ser contratado para o trabalho. Confira algumas dicas essenciais para montar seu portfólio.

O que é portfólio?

O portfólio é caracterizado por ser algum álbum que demonstra os melhores projetos realizados na carreira profissional. De certa forma pode ser considerado como um subproduto do currículo, más com funções diferentes. Enquanto que o primeiro possui função de divulgar com mais primazia e qualidade o segundo tem objetivo de somente divulgar estudos, cursos, objetivos e perfil.

Atualização: Procure sempre colocar trabalhos atualizados, pois com o passar do tempo seguramente foi apendido novas técnicas de exercer a atividade. Os modelos devem ser caracterizados de acordo com a especialidade. Vale dizer que cada profissão possui formatos de portfólios antagônicos, é necessário ficar atento a este aspecto.

Simplicidade: Ponto fundamental para que o cliente ou contratante não se perca no meio de muitas informações. Na prática não devem ser divulgados mais do que 15 projetos. Quem tem portfólio extenso normalmente carrega traços prolixos e confusos de personalidade, aspetos totalmente negativos no mercado de trabalho.

Diversificação: Muitas vezes o próprio contratante não sabe muito bem o que deseja. Neste sentido a variedade pode ser importante até mesmo para decisão dele. Caso novas ideias sejas idealizadas durante a investigação no álbum o candidato amplia suas chances pela própria ajuda realizada de maneira implícita. Demonstre o máximo de técnicas antagônicas empregadas.

Ordem de apresentação: Tente imaginar o legítimo desejo do contratante e organize o conjunto de acordo com o que ele gostaria de ver primeiro. De fato, os melhores trabalhos devem ser apresentados incialmente uma vez que normalmente, selecionadores de qualquer tipo de emprego ficam cativados com as primeiras páginas. Outra forma de aumentar a chance de contratação.

Jamais se esqueça de colocar datas e nomes dos clientes ou empresa onde os trabalhos foram realizados. Uma excelente forma de injetar mais legitimidade e transparência sobre a seriedade e sinceridade empregada no trabalho. A credibilidade é elemento que deve estar sempre presente, jamais divulgue trabalhos de outras pessoas como se tivessem sido feitos por você.

Para encerrar é importante ressaltar a necessidade da presença dos marcadores que devem ser organizados em cada unidade da seguinte forma:

  • Contratante
  • Data
  • Técnica e softwares (para quem trabalha imagens)
  • Gênero

Leia mais:

Está na hora de ter portfólio online!
Sites para criar gratuitamente o seu portfólio online

Foto: griffintech no Flickr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…