Home Dicas para o trabalhador Como fazer resenha?

Como fazer resenha?

4 min read
0
Aprenda como se faz uma resenha

Desde a nossa infância aprendemos diversas técnica em aulas escolares sobre como fazer ressumo. Com pouca idade, jamais poderíamos imaginar a importância que a resenha possui no mais diversos ambientes corporativos antagônicos. Resumir com qualidade é se comunicar precisamente, ressaltando-se que a comunicação é uma das grandes características dos bons profissionais deste milênio. Dê uma refrescada na memória e aprenda a fazer resenha com qualidade, se destacando no ambiente de trabalho com uma produção mais qualitativa no aspecto textual.

O principal intuito do ressumo é a transmissão de assuntos que existem dentro do texto oficial que devem ser divulgados de forma clara e sucinta, se caracterizando por ser uma a reunião da ideia principal de uma grande obra, descrita em algumas unidades de parágrafos. Quanto melhor se redige na medida da superinformação maior é a chance de conseguir uma resenha qualitativa.

Os comentários pessoais ficam dispensados uma vez que a ideia do autor original é a que deve ser passada. A opinião só é bem vinda aos casos de resenhas críticas, onde existem dois objetivos que é o de explicar o fato e o de argumentar sobre ele. As resenhas críticas são bem naturais em livros com a temática jurídica – como no caso das Leis comentadas.

Naturalmente que o autor da resenha deve conhecer bem o objeto analisado para que a brevidade não distorça a clareza das informações. A leitura empregada deve ser realizada com paciência e concentração, ambas bastante atenuadas. Neste sentido, trabalhar com o que gosta é fundamental, pois o interesse pessoal realça ainda mais a atenção exercida.

Jamais copie informações originais, a marca da pessoalidade (não confundir com opinião) do autor da resenha deve ser mantida de forma a provar o seu verdadeiro nível de conhecimento sobre o assunto. Na prática, devem ser feitas diversas leituras com o intuito de reunir os melhores pontos capitados, sendo que a veiculação deve ser linear, curta e organizada.

A leitura deve ser atenta e pragmática. Somente com a atenção redobrada é possível decodificar melhor as ideias e reuni-las com qualidade.

No modelo de ressumo deve existir sempre o gênero de texto que foi analisado, melhor dizendo, identificar se é um texto constitucional, artigo, romance, fixação, capítulos de livros, entre outros. A identificação deve estar tão cristalina quanto o conteúdo da resenha.

Procure sempre elaborar esquemas que facilitem a elaboração do texto pós-leitura, uma forma muito utilizada para que nenhuma informação julgada importante fique de fora da análise. Esquematização é o segredo de um ressumo mais informativo e interessante.

Leia mais
Como fazer uma boa redação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…