
Cada vez mais as empresas estão exigindo empregados que possuam um bom desempenho em diversas competências, mesmo naquelas em que ele não trabalhará diariamente. Segundo recrutadores, isso indica que o futuro candidato sabe a importância de estar preparado para qualquer eventualidade que possa ocorrer e que conhece o significado do aprendizado em si.
Montar um bom currículo ou se preparar bem para uma entrevista ainda continuam a ser pontos importantes para a conquista da vaga, mas agora outros aspectos também contam, como a utilização da redação durante os processos seletivos. Seja apenas uma descrição da rotina do candidato ou sua opinião sobre alguma notícia, fazer uma redação envolve um preparo antecipado e um bom conhecimento da língua portuguesa, o que garante pontos positivos na conquista de uma vaga.
Então aqui estão algumas dicas para que, durante a produção do texto, a ansiedade não suba à cabeça e você não acabe metendo os pés pelas mãos durante o processo seletivo:
Atualize-se: veja os telejornais, procure por notícias na internet e leia os jornais [mesmo aqueles que são oferecidos gratuitamente]. No mundo atual estar desinformado já é uma falha grave por si só, mas pode custar uma vaga de emprego caso o recrutador te peça para desenvolver uma redação sobre um tema específico [como, por exemplo, a preparação do Brasil para a Copa do Mundo]. Dificilmente uma redação irá abordar um aspecto relacionado ao seu trabalho. O objetivo dela é saber o quão bem informado você está.
Entenda qual é o tipo de redação que a empresa deseja: por mais incrível que pareça muitos candidatos são eliminados nessa prova por não entenderem exatamente o que o recrutador está pedindo. Não adianta escrever um belo texto sobre como o Brasil está sendo visto no exterior se a proposta da redação era que você escrevesse sobre a sua vida pessoal e profissional. É importante ler o que se pede no início do texto e criar um texto que se encaixe no que a empresa deseja.
Tenha uma linha de raciocínio: isso é algo muito importante. Muitos candidatos começam bem o texto mas, em algum momento da narrativa, acabam se perdendo e o que deveria ser algo com começo, meio e fim acaba num emaranhado de ideias em que nem o próprio autor consegue entender o significado. Antes de começar a escrever já defina por onde vai começar, o que irá desenvolver e como deseja terminar o texto. Se houver uma folha de rascunho, melhor ainda: coloque tudo nela para não correr o risco de esquecer.
Capriche no português, mas não exagere: às vezes queremos passar uma boa impressão e escrevemos no texto algumas palavras que não usamos no dia-a-dia. Nada errado, contanto que você saiba exatamente o significado da palavra, para não acabar deixando seu texto sem sentido. Na dúvida, é melhor um texto simples, mas que consiga passar a mensagem do que um muito complicado em que não dá para entender nada.
Foto: Terwilliger911 no Flickr
barbara emanuelly fernandes lima
22 novembro, 2011 at 2:19 pm
eu tenho uma barriguinha muito magra e nao preciso fazer nenhum esforço para ficar magra
Sheila
25 maio, 2012 at 2:12 pm
Depois de ler o seu artigo eu entendo que é muito importante para uma boa redação ea escrever bem numa clara, concisa e coerente
Eu li os modelos publicados que têm ambas as cartas e currículos como eu já praticados usá-los, para melhorar minha escrita.
Estou muito grato.