Como pedir um aumento salarial?
Não é raro encontrar quem não esteja satisfeito com seu salário. Seja porque ele não dura até o fim do mês, seja porque ele não corresponde a sua função como gostaria, ou mesmo porque faz muito tempo que não recebe um aumento. Veja aqui dicas de como conseguir um salário maior, não apenas pedindo um aumento, mas também através de outras possibilidades.
Quando se trata de pedir um aumento de salário, o momento do pedido é tão importante quanto a forma como o fazemos ou os méritos que temos feito para obtê-lo.
Mas não se preocupe, na Eu Quero Trabalho, vamos tratar de todas as questões que você precisa considerar para ter sucesso e conseguir o aumento salarial que você merece.
Índice
Considerações antes de se candidatar a um aumento
Normalmente quando se pensa em aumentar o salário vem a mente a ideia de pedir um aumento ao chefe. Pedir um aumento nunca é uma tarefa fácil, é sempre necessário se preparar para essa conversa e estar disposto a receber um não em resposta.
Algumas dicas nesse caso é observar quais são suas chances reais de conseguir um aumento. Para isso vale a pena pesquisar qual a média de salário para sua função em outras empresas e estar atento à quando foi seu último aumento.
Contudo, se pedir um aumento não for o melhor caminho ainda existem outras possibilidades. Ao realizar a pesquisa da média de salários para a mesma função que a sua você notar que existem alguns lugares que pagam mais do que você recebe essa pode ser uma boa oportunidade. Envie currículos para essas empresas e busque um novo emprego na mesma função, mas que pague mais.
Essa pode não ser uma tarefa fácil, mas se não tiver pressa as chances de conseguir são grandes, além disso quando receber uma proposta pode conversar com seu chefe sobre a sua permanência se ele cobrir a proposta de salário que recebeu. Essa é uma boa tática para conseguir o aumento desejado, tendo a opção de permanecer no emprego ou ir para um novo.
Mas, se na sua pesquisa notar que seu salário já está de acordo com a média só há uma solução: especializar-se. Para conseguir um salário maior uma solução é melhorar sua capacitação. Normalmente essa melhor capacitação envolve algum investimento, mas com pesquisa é possível encontrar boas oportunidades e com retorno rápido.
Seguindo essas dicas poderá aumentar seu salário, se não rapidamente, a longo prazo. Planejar sua carreira ajudará a manter-se sempre com um bom salário, ter uma boa relação na empresa e principalmente com os chefes é essencial. Além disso manter contato em outros possíveis locais de trabalho é sempre uma forma de ter melhores oportunidades e opções quando necessário. Siga as dicas e vá em busca de um salário melhor.
Quando devemos pedir um aumento salarial?
Um aumento de remuneração é sempre bom, mas você realmente sabe o momento certo de pedí-lo?
Se você pedir um aumento salarial em um momento de mau relacionamento com seus chefes, após cometer um erro, ou simplesmente em um momento ruim para a empresa (perda de clientes, más previsões), tenha certeza de que eles irão rejeitá-lo.
Todo mundo deseja ter a força de trabalho melhor remunerada e reconhecida de forma monetária pelos patrões. Todavia, existem momentos certos e errados para realizar a solicitação. Necessário ter senso crítico e noção das condições financeiras da empresa.
Aqui estão algumas idéias para quando é uma boa e má hora para pedir um aumento:
Momento oportuno para pedir um aumento salarial:
· Você completou um importante processo de treinamento: E você pode apresentar razões bem-fundamentadas para explicar por que a companhia deve pagar-lhe mais.
Mostre que você fez algum curso, especialização sobre o seu trabalho, concluiu um mestrado, doutorado, MBA ou mesmo um novo idioma, necessários ao melhor desenvolvimento de suas funções dentro da empresa.
· A empresa está em um bom momento: Novos clientes foram conquistados, há um crescimento nas vendas/volume de negócios, ou muito bons empregos foram entregues e os patrões estão felizes.
Oportunismo momentâneo: Caso a empresa está gerando lucratividade, chegou o momento de solicitar aumento. Ocasião difícil de ser alcançada em organizações que não visam fins lucrativos, dependentes de doações do governo e iniciativa privada.
· Você recebeu os parabéns de seus chefes ou colegas: Seus prazos devem ter sido cumpridos, a qualidade do trabalho entregue deve superar as expectativas, o relacionamento com os colegas estar adequado e terem surgido vários elogios positivos sobre você.
· Produção dependente: Outra ocasião que representa oportunidade de sugerir aumento está no nível de dependência existente da empresa para com o funcionário. Trabalhadores altamente qualificados revolucionam setores produtivos, gerando maior rentabilidade aos empregadores. Empregadores possuem medo de perder a joia produtiva e dificilmente se negam a oferecer o aumento sugestionado, desde que esteja dentro dos limites éticos
· Você não recebe um aumento há muito tempo: Se já faz muito tempo que seu salário foi aumentado (a partir de 2 anos pode ser uma boa medida), ou se suas condições simplesmente nunca mudaram e você está na empresa há muito tempo, você pode começar a pensar em pedir um.
· Você está assumindo mais responsabilidade: Eles estão lhe dando mais trabalho, ou mais trabalho, e você está indo bem, então você tem argumentos para pedir uma revisão salarial.
· Um chefe/colega de vocês está saindo: Vocês podem se propor a assumir mais responsabilidades, e assim aumentar um pouco o salário.
· Foi-lhe prometido um aumento salarial que ainda não ocorreu: Se já lhe foi prometido um aumento salarial e este ainda não ocorreu, pode esperar um tempo razoável e voltar a pedi-lo.
<<UM ÚLTIMO CONSELHO>> MUITO IMPORTANTE:
· É sempre melhor pedir um aumento antes que a empresa comece a desenvolver seu planejamento financeiro para o próximo ano, para que eles possam levar em conta esse custo adicional desde o início.
Tente saber quando o plano econômico é planejado em sua empresa. Em muitos casos, o melhor é fazer o pedido em outubro-novembro, já que o plano para o próximo ano é desenvolvido em novembro-dezembro.
Em outros casos, é conveniente fazê-lo em maio-junho, já que em junho-julho é desenvolvida a previsão para o ano que começa em setembro.
Também é interessante solicitá-lo ao planejar a criação de uma nova equipe, pois você conquistou um cliente importante, por exemplo.
Momento inoportuno para solicitar um aumento salarial:
· Você acabou de receber algum tipo de “prêmio” da empresa: Se você recebeu algum tipo de treinamento, viagem ou bônus; a empresa irá considerar que você já foi premiado recentemente, e pode ser interpretado como um abuso se você solicitar um aumento em adição ao bônus que você já recebeu.
· A empresa está em um momento ruim: Escolher uma época em que a empresa não é muito boa, o jantar econômico em crise é uma má idéia. Os clientes foram perdidos (ou parece que podem ser perdidos), há algum tipo de crise de reputação, outros colegas foram demitidos, problemas de gestão… Qualquer momento ruim para a empresa é um momento ruim para pedir um aumento.
· Você ainda não se destacou em seu desempenho profissional: Os trabalhadores que ainda estão começando ou que ainda não exercem atividades profissionais de forma qualitativa nunca podem pensar em um aumento, mesmo que estejam em condições financeiras desfavoráveis. No mundo competitivo das organizações é necessário demonstrar valor antes de exigir reconhecimento.
· Você tem tido problemas para brigar com seus chefes ou colegas.
· Um colega seu acaba de receber uma promoção: É menos provável que a empresa possa pagar outra promoção e eles podem interpretar seu pedido como uma birra, o fruto do ciúme.
· Você teve um aumento recentemente.
Como devemos solicitar um aumento salarial?
Escolher o momento certo para pedir um aumento é essencial para o sucesso, mas também pensar cuidadosamente sobre como pedimos esse aumento.
Se você acha que deve pedir um aumento salarial por carta, aqui você encontrará nossos MODELOS DE CARTA recomendados por EQT.
Aqui está uma lista de boas e más práticas para que você não cometa nenhum erro:
· Peça um aumento um pouco superior ao que realmente pretende. Na negociação você pode perder um pouco e ainda assim sair com o que queria. Não exagere, e mencione o valor com confiança, afinal você fez por merecer.
· Não mentir: Não chegue dizendo ao chefe que recebeu uma proposta melhor de emprego, a menos que seja verdade. Inventar que recebeu uma proposta de outra empresa para pressionà-lo pode ser um tiro no próprio pé caso ele diga “é melhor você aceitar”.
· Não se compare à seus colegas, citando-os nominalmente ou comparando seus salários, quem tem de avaliar o desempenho de sua equipe é seu chefe e não você.
Nunca faça referência às suas contas ou questões pessoais em seu pedido, use argumentos estritamente profissionais, afinal seu chefe já tem várias preocupações não necessita de mais uma.
· Controle da emoção: A inteligência emocional deve estar aguçada no momento de solicitar aumento. É natural se sentir nervoso, principalmente quando não existe outro emprego em vista. Momento de controlar a ansiedade. Necessário ter em mente que ninguém é despedido somente porque pediu aumento. Melhor dizer logo do que ficar segurando o desejo no pensamento.
E se mesmo depois disso não for possível lhe concederem o aumento, haja cordialmente e não desista.
Você deve perguntar quando podem voltar a conversar sobre o assunto e quais os pontos que desejam que melhore em seu desempenho.
Que aumento salarial posso pedir?
Este caso obviamente depende de múltiplos fatores, mas na EQT queremos lhe dar algumas idéias:
Você não pode pedir um aumento com muita freqüência: Mesmo os melhores profissionais das grandes companhias dificilmente recebem mais de um aumento por ano.
Geralmente, um aumento de 5% do seu salário total é bastante adequado: “Cinco por cento pode parecer pouco para o funcionário, mas é muito para a empresa”, lembra Patrícia Molino, diretora da consultoria KPMG.
E por fim, depois de cumpridas todas as etapas continue realizando seu trabalho com qualidade e sempre batalhando por melhores resultados para fazer jus a um futuro reajuste.
O funcionário deve demonstrar disposição e competência para assumir novas responsabilidades, apresentar um trabalho de qualidade e colaborar de forma positiva com a equipe. Procure desenvolver-se para estar sempre preparado aos desafios que poderão surgir.
Se você acha que realmente merece o aumento por causa das circunstâncias vividas, então é hora de seguir em frente. O trabalho precisa ser valorizado quando os empregados superam as médias das outras unidades que compõe processos produtivos.
renan silva de sousa: A porta de entrada da Aman é a própria Expecex, ou seja limite de idade de 22 an...