Home Como pedir um aumento de salario

Como pedir um aumento de salario

como pedir um aumento de salario

Como pedir um aumento salarial?

Não é raro encontrar quem não esteja satisfeito com seu salário. Seja porque ele não dura até o fim do mês, seja porque ele não corresponde a sua função como gostaria, ou mesmo porque faz muito tempo que não recebe um aumento. Veja aqui dicas de como conseguir um salário maior, não apenas pedindo um aumento, mas também através de outras possibilidades.

Quando se trata de pedir um aumento de salário, o momento do pedido é tão importante quanto a forma como o fazemos ou os méritos que temos feito para obtê-lo. 

Mas n√£o se preocupe, na Eu Quero Trabalho, vamos tratar de todas as quest√Ķes que voc√™ precisa considerar para ter sucesso e conseguir o aumento salarial que voc√™ merece.

Considera√ß√Ķes antes de se candidatar a um aumento

Normalmente quando se pensa em aumentar o salário vem a mente a ideia de pedir um aumento ao chefe. Pedir um aumento nunca é uma tarefa fácil, é sempre necessário se preparar para essa conversa e estar disposto a receber um não em resposta.

Algumas dicas nesse caso √© observar quais s√£o suas chances reais de conseguir um aumento. Para isso vale a pena pesquisar qual a m√©dia de sal√°rio para sua fun√ß√£o em outras empresas e estar atento √† quando foi seu √ļltimo aumento.

Contudo, se pedir um aumento não for o melhor caminho ainda existem outras possibilidades. Ao realizar a pesquisa da média de salários para a mesma função que a sua você notar que existem alguns lugares que pagam mais do que você recebe essa pode ser uma boa oportunidade. Envie currículos para essas empresas e busque um novo emprego na mesma função, mas que pague mais.

Essa pode não ser uma tarefa fácil, mas se não tiver pressa as chances de conseguir são grandes, além disso quando receber uma proposta pode conversar com seu chefe sobre a sua permanência se ele cobrir a proposta de salário que recebeu. Essa é uma boa tática para conseguir o aumento desejado, tendo a opção de permanecer no emprego ou ir para um novo.

Mas, se na sua pesquisa notar que seu salário já está de acordo com a média só há uma solução: especializar-se. Para conseguir um salário maior uma solução é melhorar sua capacitação. Normalmente essa melhor capacitação envolve algum investimento, mas com pesquisa é possível encontrar boas oportunidades e com retorno rápido.

Seguindo essas dicas poder√° aumentar seu sal√°rio, se n√£o rapidamente, a longo prazo. Planejar sua carreira ajudar√° a manter-se sempre com um bom sal√°rio, ter uma boa rela√ß√£o na empresa e principalmente com os chefes √© essencial. Al√©m disso manter contato em outros poss√≠veis locais de trabalho √© sempre uma forma de ter melhores oportunidades e op√ß√Ķes quando necess√°rio. Siga as dicas e v√° em busca de um sal√°rio melhor.

Quando devemos pedir um aumento salarial?

cuando devemos pedir um aumento

Um aumento de remuneração é sempre bom, mas você realmente sabe o momento certo de pedí-lo?

Se voc√™ pedir um aumento salarial em um momento de mau relacionamento com seus chefes, ap√≥s cometer um erro, ou simplesmente em um momento ruim para a empresa (perda de clientes, m√°s previs√Ķes), tenha certeza de que eles ir√£o rejeit√°-lo.

Todo mundo deseja ter a for√ßa de trabalho melhor remunerada e reconhecida de forma monet√°ria pelos patr√Ķes. Todavia, existem momentos certos e errados para realizar a solicita√ß√£o. Necess√°rio ter senso cr√≠tico e no√ß√£o das condi√ß√Ķes financeiras da empresa.

Aqui estão algumas idéias para quando é uma boa e má hora para pedir um aumento:

Momento oportuno para pedir um aumento salarial:

¬∑ Voc√™ completou um importante processo de treinamento: E voc√™ pode apresentar raz√Ķes bem-fundamentadas para explicar por que a companhia deve pagar-lhe mais.

Mostre que voc√™ fez algum curso, especializa√ß√£o sobre o seu trabalho, concluiu um mestrado, doutorado, MBA ou mesmo um novo idioma, necess√°rios ao melhor desenvolvimento de suas fun√ß√Ķes dentro da empresa.¬†

¬∑ A empresa est√° em um bom momento: Novos clientes foram conquistados, h√° um crescimento nas vendas/volume de neg√≥cios, ou muito bons empregos foram entregues e os patr√Ķes est√£o felizes.

Oportunismo moment√Ęneo: Caso a empresa est√° gerando lucratividade, chegou o momento de solicitar aumento. Ocasi√£o dif√≠cil de ser alcan√ßada em organiza√ß√Ķes que n√£o visam fins lucrativos, dependentes de doa√ß√Ķes do governo e iniciativa privada.

· Você recebeu os parabéns de seus chefes ou colegas: Seus prazos devem ter sido cumpridos, a qualidade do trabalho entregue deve superar as expectativas, o relacionamento com os colegas estar adequado e terem surgido vários elogios positivos sobre você.

· Produção dependente: Outra ocasião que representa oportunidade de sugerir aumento está no nível de dependência existente da empresa para com o funcionário. Trabalhadores altamente qualificados revolucionam setores produtivos, gerando maior rentabilidade aos empregadores. Empregadores possuem medo de perder a joia produtiva e dificilmente se negam a oferecer o aumento sugestionado, desde que esteja dentro dos limites éticos

¬∑¬†Voc√™ n√£o recebe um aumento h√° muito tempo: Se j√° faz muito tempo que seu sal√°rio foi aumentado (a partir de 2 anos pode ser uma boa medida), ou se suas condi√ß√Ķes simplesmente nunca mudaram e voc√™ est√° na empresa h√° muito tempo, voc√™ pode come√ßar a pensar em pedir um.

· Você está assumindo mais responsabilidade: Eles estão lhe dando mais trabalho, ou mais trabalho, e você está indo bem, então você tem argumentos para pedir uma revisão salarial.

· Um chefe/colega de vocês está saindo: Vocês podem se propor a assumir mais responsabilidades, e assim aumentar um pouco o salário.

· Foi-lhe prometido um aumento salarial que ainda não ocorreu: Se já lhe foi prometido um aumento salarial e este ainda não ocorreu, pode esperar um tempo razoável e voltar a pedi-lo.

<<UM √öLTIMO CONSELHO>> MUITO IMPORTANTE:

¬∑ √Č sempre melhor pedir um aumento antes que a empresa comece a desenvolver seu planejamento financeiro para o pr√≥ximo ano, para que eles possam levar em conta esse custo adicional desde o in√≠cio.

Tente saber quando o plano econ√īmico √© planejado em sua empresa. Em muitos casos, o melhor √© fazer o pedido em outubro-novembro, j√° que o plano para o pr√≥ximo ano √© desenvolvido em novembro-dezembro.

Em outros casos, é conveniente fazê-lo em maio-junho, já que em junho-julho é desenvolvida a previsão para o ano que começa em setembro.

Também é interessante solicitá-lo ao planejar a criação de uma nova equipe, pois você conquistou um cliente importante, por exemplo.

Momento inoportuno para solicitar um aumento salarial:

¬∑ Voc√™ acabou de receber algum tipo de “pr√™mio” da empresa: Se voc√™ recebeu algum tipo de treinamento, viagem ou b√īnus; a empresa ir√° considerar que voc√™ j√° foi premiado recentemente, e pode ser interpretado como um abuso se voc√™ solicitar um aumento em adi√ß√£o ao b√īnus que voc√™ j√° recebeu.

¬∑ A empresa est√° em um momento ruim: Escolher uma √©poca em que a empresa n√£o √© muito boa, o jantar econ√īmico em crise √© uma m√° id√©ia. Os clientes foram perdidos (ou parece que podem ser perdidos), h√° algum tipo de crise de reputa√ß√£o, outros colegas foram demitidos, problemas de gest√£o… Qualquer momento ruim para a empresa √© um momento ruim para pedir um aumento.

¬∑¬†Voc√™ ainda n√£o se destacou em seu desempenho profissional: Os trabalhadores que ainda est√£o come√ßando ou que ainda n√£o exercem atividades profissionais de forma qualitativa nunca podem pensar em um aumento, mesmo que estejam em condi√ß√Ķes financeiras desfavor√°veis. No mundo competitivo das organiza√ß√Ķes √© necess√°rio demonstrar valor antes de exigir reconhecimento.

· Você tem tido problemas para brigar com seus chefes ou colegas.

¬∑¬†Um colega seu acaba de receber uma promo√ß√£o: √Č menos prov√°vel que a empresa possa pagar outra promo√ß√£o e eles podem interpretar seu pedido como uma birra, o fruto do ci√ļme.

· Você teve um aumento recentemente.

Como devemos solicitar um aumento salarial?

Escolher o momento certo para pedir um aumento é essencial para o sucesso, mas também pensar cuidadosamente sobre como pedimos esse aumento.

Se você acha que deve pedir um aumento salarial por carta, aqui você encontrará nossos MODELOS DE CARTA recomendados por EQT. 

Aqui está uma lista de boas e más práticas para que você não cometa nenhum erro:

· Peça um aumento um pouco superior ao que realmente pretende. Na negociação você pode perder um pouco e ainda assim sair com o que queria. Não exagere, e mencione o valor com confiança, afinal você fez por merecer.

¬∑ N√£o mentir: N√£o chegue dizendo ao chefe que recebeu uma proposta melhor de emprego, a menos que seja verdade. Inventar que recebeu uma proposta de outra empresa para pression√†-lo pode ser um tiro no pr√≥prio p√© caso ele diga ‚Äú√© melhor voc√™ aceitar‚ÄĚ.

· Não se compare à seus colegas, citando-os nominalmente ou comparando seus salários, quem tem de avaliar o desempenho de sua equipe é seu chefe e não você.

Nunca fa√ßa refer√™ncia √†s suas contas ou quest√Ķes pessoais em seu pedido, use argumentos estritamente profissionais, afinal seu chefe j√° tem v√°rias preocupa√ß√Ķes n√£o necessita de mais uma.

¬∑ Controle da emo√ß√£o: A intelig√™ncia emocional deve estar agu√ßada no momento de solicitar aumento. √Č natural se sentir nervoso, principalmente quando n√£o existe outro emprego em vista. Momento de controlar a ansiedade. Necess√°rio ter em mente que ningu√©m √© despedido somente porque pediu aumento. Melhor dizer logo do que ficar segurando o desejo no pensamento.

E se mesmo depois disso não for possível lhe concederem o aumento, haja cordialmente e não desista.

Você deve perguntar quando podem voltar a conversar sobre o assunto e quais os pontos que desejam que melhore em seu desempenho. 

Que aumento salarial posso pedir?

Este caso obviamente depende de m√ļltiplos fatores, mas na EQT queremos lhe dar algumas id√©ias:

Voc√™ n√£o pode pedir um aumento com muita freq√ľ√™ncia: Mesmo os melhores profissionais das grandes companhias dificilmente recebem mais de um aumento por ano.¬†

Geralmente, um aumento de 5% do seu sal√°rio total √© bastante adequado: ‚ÄúCinco por cento pode parecer pouco para o funcion√°rio, mas √© muito para a empresa‚ÄĚ, lembra Patr√≠cia Molino, diretora da consultoria KPMG.

E por fim, depois de cumpridas todas as etapas continue realizando seu trabalho com qualidade e sempre batalhando por melhores resultados para fazer jus a um futuro reajuste. 

O funcionário deve demonstrar disposição e competência para assumir novas responsabilidades, apresentar um trabalho de qualidade e colaborar de forma positiva com a equipe. Procure desenvolver-se para estar sempre preparado aos desafios que poderão surgir.

Se voc√™ acha que realmente merece o aumento por causa das circunst√Ęncias vividas, ent√£o √© hora de seguir em frente. O trabalho precisa ser valorizado quando os empregados superam as m√©dias das outras unidades que comp√Ķe processos produtivos.