Home Condições de trabalho Como preservar a saúde no ambiente de trabalho

Como preservar a saúde no ambiente de trabalho

4 min read
0
Adotar uma postura mais saudável contribui para preservar a saúde no ambiente de trabalho

Ter uma boa saúde é condição fundamental para se levar uma vida tranquila e satisfatória e preservar a saúde. Disso ninguém duvida. Mas a rotina que se vive nas grandes cidades acaba, muitas vezes, por contribuir para que as pessoas adquiram uma vida sedentária e cultivem maus hábitos. E essa tendência se manifesta especificamente no ambiente de trabalho.

Com o aumento das exigências por parte das empresas, é comum que o empregado prefira adotar atitudes que facilitem a sua vida e economizem o tempo que pode ser empregado na resolução de alguma pendência no trabalho.

É cada vez mais comum ver pessoas se enfileirando na frente de elevadores mesmo que seja apenas para subir dois ou três lances de escada (mais do que isso é impensável para a maioria das pessoas), pedindo na hora do almoço lanches prontos para não ir até o restaurante e comendo doces e bolachas durante o dia, ao invés de optar por frutas por elas se estragarem mais rápido.

O que muitas pessoas não veem é que, em longo prazo, essas atitudes acabam por voltar-se contra elas e a única prejudicada acaba sendo a própria saúde, que fica debilitada e mais suscetível a doenças. Com alguns cuidados e atitudes simples,  as pessoas podem trazer mais saúde à sua vida e fortalecer seu sistema imunológico:

  • Mexa-se: Tome coragem e enfrente os degraus! Para não desanimar logo na primeira semana vá com calma, subindo um ou dois lances de escada por dia. Com o tempo, você conseguirá chegar até o seu andar sem nem mesmo alterar a respiração (e algumas vezes mais rápido do que os que esperam pelo elevador)
  • Cuidado com a alimentação: Normalmente esse é o aspecto mais descuidado por parte das pessoas, que não percebem o quanto uma alimentação balanceada contribui para a qualidade de vida. Se não existe um restaurante perto da sua empresa vale a pena levar a refeição de casa.  Além disso, invista no consumo de frutas, que são saudáveis e não prejudicarão seu organismo.
  • Pratique uma atividade física: Desde uma simples caminhada até exercícios aeróbicos, o que vale é fazer exercícios regularmente. Como é mais fácil desistir no início, é importante escolher um esporte do qual goste e praticá-lo com determinação.  Como a prática de atividade física libera a endorfina, um hormônio que proporciona conforto e bem estar, logo você não conseguirá visualizar a sua vida sem exercícios, sem falar nos benefícios que o esporte proporciona para a vida profissional, como noção de trabalho em equipe e disciplina.

Foto: Gravitonus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …